Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

SUSEP desregulamenta corretores de seguros

 Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

Autarquia abre espaço para a autorregulação da categoria

Com o objetivo de gerar mais eficiência à gestão pública e concentrar esforços em atividades que demandem regulação específica, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), por meio de Medida Provisória expedida pela Presidência da República, deixa de regular a categoria de corretores de seguros.

A iniciativa vem com o entendimento que a categoria está madura para atuar em um ambiente mais flexível, sem a presença do regulador, assim como acontece em diversos outros setores da economia. A autorregulação trará mais eficiência e mais liberdade ao setor de seguros.

Os corretores de seguros não estão mais sujeitos à habilitação e ao recadastramento, antes realizados pela Susep, o que representa menos custos para as duas partes.

Nos últimos anos, com a limitação nos gastos públicos e cortes orçamentários frequentes, a Susep tem buscado aumentar a sua eficiência regulatória. A autorregulação dos corretores aparece como uma opção viável dentro deste processo.

Hoje, os corretores representam cerca de cem mil registros, entre pessoas físicas e jurídicas. Entende-se que o desenvolvimento do setor será mais promissor se for permitido que a própria categoria se organize em torno da atividade de autorregulação, estabelecendo procedimentos próprios.

A autorregulação é um pleito antigo da categoria de corretores e a medida trará benefícios aos próprios profissionais e ao mercado de forma geral, beneficiando, em última instância, os consumidores de seguros.

Fonte: Susep 11.11.2019

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #9 Erica Nascimento 28-11-2019 12:49
O engraçado é a Susep inventando que é um pleito antigo da nossa classe. Pelo que vemos aqui nos comentários parece que não.
Haja fake news.
Citar | Reportar ao administrador
0 #8 helio 17-11-2019 11:05
Se a Susep pelo menos fizesse essa desregulamentação.
Mas só após a autoregulação já discutida e aprovada, e com pelo menos dois anos de prática.
Depois de pesar os prós e contra sobre o que melhorou o piorou para os profissionais de seguros, teria mais chance para essa profissão de corretor sobreviver...Mas da forma q está sendo feita, jogando a toalha e salve quem puder...Muito difícil dá certo. É lamentável!
Citar | Reportar ao administrador
0 #7 paulo pinna teixeira 13-11-2019 11:17
Amigos; o que vejo ainda e preocupante é o individuo vendendo seguro para uma Cia. por cinco anos e depois pedindo vinculo empregatício com ela. sera que as cias estão apoiando essa brilhante ideia de sucatear a profissão de corretor que sem duvida tem severa participação no mercado com os números de hoje.
Citar | Reportar ao administrador
0 #6 Jsoster Alves 12-11-2019 17:15
A parte mais legal, se é que existe, são os pitacos de quem não é corretor de seguros e só conhece o lado obscuro do lado negro da Fenacor! Por favor, fale de seu segmento ou fique quieto! Abç
Citar | Reportar ao administrador
0 #5 Marcelo 12-11-2019 15:07
Para quem é antigo de mercado como eu, lembrará de quando o Carrefour vendia diretamente seguros de RCF da AIG. É o que acontecerá. As grandes redes comercializarão diretamente, os bancos não precisarão mais ter uma corretora de fachada como em tempos de Bradescor, os diretores da Youse e Minuto estão rindo de felicidade e sim, as cooperativas, vendedoras de rastreadores também estão felizes. Com tamanha concorrência, até o segurado rirá. Mas até isso assentar, muitos bons corretores com carteira pequena terão fechado, muita fraude terá acontecido e muito segurado chorará.
Esse é o mercado, muito parecido com o que aconteceu com os despachantes.
O Sincor que quase sempre nada fez, tenderá a um fim melancólico... e merecido.
Citar | Reportar ao administrador
+2 #4 AILTON rocha 12-11-2019 11:52
agora que a PROTECÃO VEICULAR EXPLODE!!!!
Citar | Reportar ao administrador
+2 #3 Flavio Meleiro 12-11-2019 11:14
Sim, a autoregulação é um pleito antigo das entidades Sincor e Fenacor , mas as perguntas se seguem
diante da medida já tomada ;
Os Sincors sabem o que fazer ?
Tem um plano diretor a ser seguido a partir
de hoje?
As Autoreguladoras nomeadas pelo Sincor , vão assumir estas atividades ?
Haverá cobrança anual/mensal destas entidades para cadastramento/recadastramento de corretores de seguros ?
Corretor de seguros perderá ou sairá fortalecido com tal medida? Como?
Com a palavra o presidente da Fenacor e os Presidentes dos Sincors estaduais …..
Citar | Reportar ao administrador
+3 #2 Jeziel 12-11-2019 10:44
Bem agora podemos vender Associação e cooperativas!
Citar | Reportar ao administrador
+1 #1 Lucas Duarte 12-11-2019 09:38
Pois bem chegou a vez do corretor de seguros, os bancos e grandes seguradoras venceram.
É apenas o inicio de mais uma extinção de uma profissão.
“Os corretores de seguros não estão mais sujeitos à habilitação e ao recadastramento” (Qualquer açougue, padaria, pessoas mal intencionadas podem ter acesso a dados pessoais de segurados).
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS