A difícil missão de manter uma equipe sempre engajada

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luna Marina Oliva

Imagem: pixabay Imagem: pixabay

Por André Magalhães

Dos males que podem afligir uma empresa que tem como base do seu negócio a receita recorrente, dois costumam se destacar: a baixa estadia de clientes e também a de colaboradores.

Muitos podem pensar que a baixa estadia de clientes é muito pior do que a de colaboradores, afinal, estamos falando diretamente da fonte de renda do negócio, mas eu te garanto que, se você está deixando bons profissionais irem embora da sua empresa, a chance disso afetar o tempo de estadia dos seus clientes é enorme.

A verdade é que não tem segredo quanto a manter uma equipe formada por bons profissionais, basta mantê-los engajados. Eu mesmo, durante a minha carreira, troquei, em três oportunidades, salários altos por projetos mais interessantes. Acredito que o principal problema da maioria dos gestores é entender os fatores que levam ao engajamento de uma equipe e enxergar isso como um investimento e não como gasto. Fatores mesmo, no plural.

Para me aprofundar no assunto, precisamos entender que não existe uma fórmula mágica do engajamento, por isso vou compartilhar alguns problemas que já passei e o que foi feito para solucioná-los.

Uma startup de tecnologia?

Bom, quando eu pisei a primeira vez no escritório, eu vi um ambiente totalmente sóbrio, com cores frias, pessoas quietas e sérias, pouquíssima interação. Além disso, fui informado de que as vagas abertas pela empresa recebiam pouquíssimas candidaturas, limitando o rol de opções para contratação. Sabia que isso futuramente poderia se tornar um problema, afinal, a empresa está localizada em Itu, no meio do eixo Sorocaba-Campinas, habitat de inúmeras empresas de tecnologia, inclusive algumas gigantes do setor, como IBM, Dextra e Movile (Ifood) e disputar profissionais qualificados com essas empresas não seria uma tarefa fácil. Nós precisávamos transformar a empresa em uma verdadeira startup de tecnologia.

Mãos à obra

Se eu disser que tudo o que fizemos foi algo extremamente planejado, estarei mentindo. A verdade é que não tínhamos nem ideia por onde começar, então fomos buscando referências e fazendo muitos testes. Abaixo, algumas das que melhor funcionaram.

Deixamos muito clara a missão da empresa

Uma das primeiras ações que fizemos foi dar um pouco de cor para o escritório, adesivando de duas paredes, uma delas com uma arte ilustrativa sobre o core do nosso negócio, que também foi utilizada na nossa campanha institucional, e outra com um breve texto falando sobre a missão da empresa. Os colaboradores precisam entender claramente qual é o objetivo do seu negócio para poder defendê-lo.

Investimos em conhecimento

Criamos alguns programas de aprendizado internos e externos. Um deles é uma palestra semanal, durante o expediente, com duração de aproximadamente 1 hora, com convidados externos e participação da equipe. É interessante destacar que este é um espaço aberto e sempre encorajamos o nosso time a assumir a frente e compartilhar o seu conhecimento com os outros. Eu mesmo já tive o prazer de palestrar. Outro programa é focado em conteúdo mais extenso e praticado fora do expediente, porém, utilizando a infraestrutura do escritório. Nele, buscamos trazer assuntos mais complexos e mais completos, o qual não conseguiríamos abordar durante a palestra semanal. Para finalizar, temos um programa de financiamento de cursos (graduação, pós-graduação e extensão), que permite aos colaboradores buscarem fontes externas de conhecimento com apoio financeiro da empresa.

Oferecemos benefícios de gente grande

Além dos básicos vale transporte, vale alimentação, plano de saúde/odontológico e seguro de vida, buscamos várias parcerias com o comércio local para oferecer descontos e vantagens para os colaboradores da empresa. Até as tradicionais cestas de Natal oferecidas pelas grandes corporações nós pudemos proporcionar para nosso time. Além disso, temos, diariamente, frutas, snacks e drinks disponíveis no escritório. Obviamente, tudo com custo zero para a equipe.

Plano de carreira sólido e salários competitivos

Quem está antenado nas maiores tendências de recursos humanos e endomarketing já sabe disso: o primeiro e principal benefício que você pode oferecer para seus colaboradores é um salário competitivo. Além de levar essa política muito a sério, a empresa investe na elaboração de um plano de carreira sólido, junto a uma assessoria especializada, para que todos da equipe possam almejar cargos e salários mais altos e saibam qual o caminho trilhar para chegar lá.

Nós queríamos que a equipe vestisse a camisa, por isso demos a camisa... e otras cositas más

Elaboramos um kit de boas-vindas (que também foi entregue para quem já estava na empresa), com vários utilitários para o dia a dia no escritório. O kit foi todo focado em economia e bem-estar: camisetas, para que os colaboradores pudessem economizar suas roupas pessoais, porém, sem a cobrança de um uniforme; canecas e copos reutilizáveis, para que pudéssemos economizar com descartáveis (o planeta agradece); além de bolinha anti-stress, bloco de anotações, caneta e até uma almofada.

Passamos a ter comemorações e happy hours mais frequentes

Comemorações mensais de aniversários e confraternizações relacionadas às metas alcançadas foram apenas o início de uma cultura que acabou crescendo de maneira espontânea e saudável. Além dos happy hours bancados pela empresa, a própria equipe se reúne para trazer guloseimas e se divertir utilizando a infraestrutura do escritório, como o telão e o sistema de som. Karaokê depois do expediente às sextas-feiras se tornou um evento indispensável.

Festas temáticas? Mas é claro!

Inserimos no nosso calendário de eventos festas temáticas, como Carnaval, Festa Junina, Halloween e Ano Novo. Essas comemorações fomentam a participação e o engajamento da equipe, tanto na hora de produzir quanto na hora de aproveitar e se divertir. É importante que nem tudo esteja 100% relacionado diretamente ao trabalho, afinal, estamos falando de qualidade de vida.

Gincanas são sempre bem-vindas!

Este é um tipo de ação que temos que explorar com maior frequência, afinal, tivemos um exemplo muito positivo na Páscoa. Realizamos uma brincadeira onde, quem acertasse a quantidade de chocolates dentro do recipiente ficaria com todos os bombons. Todos se divertiram tentando adivinhar um número e a campeã, sem nem pestanejar, dividiu o prêmio com toda a equipe. Este é o tipo de espírito que buscamos desenvolver em todas as ações da empresa.

Um ambiente interativo e atraente

De todas as mudanças que realizamos, a mais significante delas foi a reforma geral no escritório, onde optamos por sacrificar várias estações de trabalho para permitir a elaboração de um ambiente que incentivasse a plena interação entre as equipes, além de ser um escritório atraente para o nosso time, com área de coffee break, mesa de jogos, área de descanso e descompressão, além das extremamente funcionais cabines de ligação.

Demos voz à nossa equipe

Fazer tudo isso e divulgar, como empresa, é uma coisa. Agora quando você tem a sua própria equipe botando a cara na frente da câmera e oferecendo a validação social de todas essas ações que foram desenvolvidas durante esse tempo é outra bem diferente, e mais eficiente. E foi o que fizemos: uma série de vídeos para que todos pudessem falar como se sentiam trabalhando aqui. Você pode assistir a playlist completa, clicando aqui.

E os resultados?

Aumentamos em mais de 1.000% os cadastros em nossas vagas abertas. Isso, inclusive, gerou um resultado complementar: em períodos de divulgação de vagas, os acessos do nosso site aumentam em aproximadamente 30%, melhorando o nosso posicionamento nos buscadores online. Além disso, a percepção de qualidade no ambiente de trabalho e a percepção de qualidade de vida da nossa equipe aumentaram consideravelmente. É extremamente importante ressaltar a visão dos fundadores da empresa, André e Anderson Gil, que reconheceram a importância do engajamento da equipe, compraram essas ideias e investiram no projeto.

O caminho infinito

É preciso reforçar a ideia de que ações de engajamento de equipe são um trabalho contínuo, literalmente algo que não terá fim, pois o engajamento momentâneo não se torna eficiente numa estratégia de alto desempenho à longo prazo, por isso já temos inúmeras ações programadas para continuar neste caminho, inclusive uma outra grande reforma em nosso escritório.

E você, o que tem feito na sua empresa para motivar o seu time e deixá-lo sempre engajado?

André Magalhães é Marketing & Sales Manager na Followize, plataforma de gestão de leads e vendas.