Brasil,

Seguros intermitentes não serão lançados em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro, via AMMS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Em entrevista ao blog Sonho Seguro, o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, afirmou que não acredita no lançamento de seguros intermitentes ainda este ano.

Veja a opinião de Blay, que também é coordenador da Comissão de Inovação do Sincor-SP e membro da Comissão de Insurtech e Inovação da Susep:

Como mensura o impacto do seguro intermitente no mercado local?

É difícil prever se seguros intermitentes serão bem aceitos pelos consumidores, pois dependem muito de como serão construídos e ofertados no mercado. A princípio imagina-se que sim, pois irão atender uma suposta demanda de pessoas que usam pouco o veículo e/ou estejam com restrições orçamentárias. No entanto é necessário entender o que será coberto e se existirão serviços atrelados ao produto para verificar se atenderão as expectativas do consumidor.

Acredita que ele começa a ser ofertado ainda neste ano?

Não acredito, dado que é necessário estudar uma série de aspectos os seguintes: como medir o liga/desliga do produto; como evitar fraudes; como fazer a cobrança; como liquidar sinistros; o desenho de coberturas e serviços e a respectiva precificação. Não são tarefas simples nem rápidas. Acredito que veremos o lançamento de pilotos antes da tentativa de massificação. Sabemos que erros de produto e aceitação de riscos podem ser muito deficitários.

Quais as mudanças que tem percebido no consumidor brasileiro de seguro auto neste ano?

Temos percebido a volta do consumidor ao mercado neste ano. A retomada do emprego, do financiamento de veículos e o pequeno crescimento econômico têm levado a uma retomada de vendas, ainda tímida, mas positiva.

O que falta para o mercado local deslanchar em inovação? investimentos? infraestrutura de TI? dinheiro no bolso do consumidor?

Acredito que falta investimento em inovação, principalmente direcionado às insurtechs, que por sua vez podem ser grandes parceiras das seguradoras dada sua capacidade desenvolver soluções com foco e velocidade. As insurtechs podem ser entendidas como laboratórios de testes, ainda mais com a possibilidade de atuar dentro de um sandbox regulatório que vem sendo normatizado pela Susep. Obviamente que dinheiro do bolso do consumidor funciona como um grande lubrificante que estimula a economia como um todo.

EVENTO. Marcelo Blay será o único brasileiro a palestrar no InsureTech Connect, que será aberto hoje (23) e prosseguirá até quarta-feira (25), em Las Vegas, Estados Unidos.

O fato se deve ao empreendedorismo de Blay, que fundou a corretora há oito anos. Inicialmente, a proposta era ser totalmente digital. Mas, precisou adaptar o projeto para atender as necessidades do mercado. Seguradoras ainda se preparavam tecnologicamente para se conectar com plataformas digitais e o consumidor brasileiro precisava de um tempo para se adaptar a uma venda sem interferência humana em todos os passos do processo.

De 2011 para cá, a corretora conta com uma base de 120 mil clientes e exibe crescimento médio anual de 53%. São mais de 500 mil apólices vendidas, com taxa de renovação e retenção de 85%. Os fundos de venture capital Redpoint eventures e Intact Ventures se tornaram sócios efetivos da insurtech ao converter em participação os US$ 60 milhões (R$ 230 milhões) investidos na empresa por meio de debêntures, em três rodadas de aporte de recursos realizadas entre 2014 e 2019. O Redpoint assumiu uma participação societária de 20%, enquanto o Intact adquiriu 25%.

A partir deste ano, o mercado segurador também entra numa fase mais promissora de crescimento, com novas regras que facilitam a vida das insurtechs, bem como com o compromisso da nova titular do órgão regulador em estimular a inovação e a concorrência no setor, para que o Brasil avance na proteção securitária ofertada à sociedade. Atualmente, a receita anual de prêmios do setor representa cerca de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e soma R$ 1,3 trilhão em ativos financeiros. “Ninguém tem dúvidas de que o setor é um dos principais investidores institucionais do país, com reservas acima de R$ 1 trilhão. Seguro é um instrumento importante. Se não funcionar, o setor público se sobrecarrega. É preciso desonerar o estado e buscar um maior bem estar social”, afirmou Solange Vieira, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

"É uma honra ser convidado para falar em um evento dessa magnitude, ainda mais internacional, com palestrantes tão gabaritados. Serão visões de três mercados grandes, comparando como se dá tecnologia e seguros nos Estados Unidos, um país com 350 milhões de habitantes; no Brasil, que tem mais de 200 milhões de pessoas; e na Índia, com mais de um bilhão".

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar