Brasil,

Como praticar a inclusão e manter a diversidade na sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Spera
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Especialistas na área afirmam que o processo de inclusão é positivo para os negócios, mas exige compromisso sério, mente aberta, discussão constante e monitoramento de resultados

A diversidade e a inclusão têm sido assuntos inerentes das empresas que buscam não só apenas gerar impactos sociais positivos, mas também trazer resultados mais efetivos para os negócios. Apesar de o tema ter conquistado cada vez mais destaque nos últimos anos, ainda há muito o que avançar, em parte porque nem todas as companhias sabem como começar ou como efetivar a ação.

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Ethos apontou que os negros ocupam apenas 4,7% dos quadros executivos nas 500 empresas de maior faturamento no país. Na gerência, são apenas 6,3%. Já nos cargos de aprendizes e trainees, o índice chega a 58%.

Para Christiane Berlinck, diretora de RH da IBM Brasil, o processo de inclusão exige a imersão dos líderes das empresas, ou seja, não adianta, por exemplo, criar um grupo de discussão sem o acompanhamento da liderança. "Uma vez por trimestre fazemos um comitê de diversidade para saber a evolução obtida dentro da IBM Brasil. Tem funcionado muito, porque gera também ações de correções de rotas", diz a diretora de RH.

"Temos grupos de mulheres, de pessoas com deficiência, de afrodescendentes e de LGBTs. Esses grupos discutem todo o tema de equidade dentro e fora do ambiente de trabalho. Trazem pontos de vista que podem nos ajudar até a refazer políticas. É um diálogo muito interessante e uma escuta realmente ativa desses grupos de afinidade", afirma.

A empresa tem, desde 1935, uma escola de treinamento para mulheres em sua sede nos EUA. Empregou pessoas negras em 1946, quando os direitos civis dos negros ainda eram negados pelo governo norte-americano. Desde 2004 a IBM oferece o Domestic Partner, iniciativa que dá direitos a casais homoafetivos de incluir seus companheiros e companheiras no plano de saúde.

Cultura organizacional

Cristiano Fonseca, Chief Human Resources Officer da PPCar, afirma que, como head de pessoas, tem o desafio de ajudar a construir uma cultura aberta à diversidade e com foco nas inclusões. Fonseca ressalta que diversidade, hoje, vai além de gênero e raça. "Inclusão é estar aberto ao novo, é preparar sua equipe para novas tecnologias, novas formas de fazer e, principalmente, aceitar as pessoas como elas são", afirma Fonseca.

Para ele, antes mesmo de olhar para fora, o empresário deve se perguntar: "estamos atentos à equipe que já está sob nossa gestão?", "qual perfil queremos para a organização?" e "qual a nossa cultura?". "Respondendo a estas questões, saberemos como diversificar e criar uma empresa inclusiva. Acredito que tudo parte de uma cultura com propósito e valores bem definidos", diz.

Para saber mais

Christiane Berlinck e Cristiano Fonseca estão entre os palestrantes do IT Forum X, o evento para pessoas ligadas que tecnologia é o negócio, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Os especialistas participarão do painel "Gestão de Equipes Inclusivas", que contará, ainda, com a presença de Luiz Fernando Garcia, CEO do Nexxt 49+, com mediação de Alexandre Scaglia, Sr. PR Manager da Amazon Web Services no Brasil.

Para saber mais, acesse www.itforumexpo.com.br

Dicas para tornar sua empresa inclusiva

Olhe para dentro: Analise o perfil atual de sua empresa. Qual é a sua cultura organizacional? Qual público é preciso incluir?

Esteja aberto ao novo: Não adianta apenas se predispor. É preciso agir para preparar a empresa e a equipe para aceitar as pessoas como elas são

Engaje a liderança: os quadros executivos precisam estar conscientes e participar ativamente do processo de inclusão

Estabeleça metas claras: é preciso saber onde se quer chegar e por que se chegar lá

Forme grupos de discussão: não apenas gere a discussão, respeitando o lugar de fala dos profissionais, mas também faça o acompanhamento dos resultados de melhoria

Monitore os resultados: garanta acompanhamento de todos os processos e analise os resultados para detectar erros e acertos, além de estipular novas metas

Olhe para fora: não se feche dentro de sua empresa; entenda que estamos inseridos em uma sociedade e que é dela que vêm anseios que transformam as empresas. Por exemplo, por que não somar esforços com outras empresas para alcançar maior representatividade de um grupo?

Serviço
IT Forum X
Data: 16 e 17 de outubro, das 7h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo
Todo o universo digital passa pelo IT Forum X
• Analytics e big data
• Brasil digital
• Carreira e o futuro das carreiras
• Computação Quântica
• Cultura Hacker
• Drones
• Inteligência artificial e automação
• Internet das Coisas
• Meios de pagamento
• Segurança Cibernética
• Startups e Empreendedorismo

Sobre a IT Mídia

Ao longo dos seus 21 anos, a IT Mídia vem realizando os mais prestigiados eventos de TI do País, como IT Forum, IT Forum+ e IT ForumX, além de fomentar o desenvolvimento do setor por meio de sua plataforma digital IT Forum 365, e seus estudos e premiações, como o Antes da TI a Estratégia, o Executivo de TI do Ano e As 100+ Inovadoras no Uso de TI. Tudo isso sustentado em sua proposta de valor de Conteúdo, Relacionamento e Negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar