Brasil,

As Vantagens de Investir em Qualidade de Vida no Trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssi Kovatch
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Equipe MCM Brand Group Equipe MCM Brand Group

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país no ranking dos que mais sofrem com síndrome de esgotamento profissional

Muitas empresas fazem investimentos para manter o local de trabalho o mais confortável possível para a saúde física do colaborador, apesar de ser um dos pontos importantes para a vida empresarial, muitas companhias ainda não priorizam essa atitude. O bem-estar do funcionário vai muito além de uma mesa adequada, tempos de pausa e uma cadeira confortável, a saúde mental também é um ponto de extrema atenção nas organizações, o ambiente e equipe precisam estar em sincronia para que, de fato, haja qualidade de vida no trabalho.

Dados disponibilizados pelas Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram a necessidade de mudanças urgentes nas relações entre empresa e funcionário. A síndrome do esgotamento profissional, conhecida como burnout, foi recentemente classificada como doença devido a sua seriedade, e essa condição já afeta 32% dos trabalhadores brasileiros, o que mostra que somos um dos países mais impactados em todo mundo, perdendo apenas para o Japão, com 70%.

Essa questão é levantada pelas principais companhias, que já percebem os efeitos desse problema na própria receita. Empresas americanas perdem cerca de U$ 150 bilhões ao ano por conta de funcionários estressados, isso engloba - entre outras coisas - o absenteísmo e o presenteísmo, que são as ausências e a presença do funcionário com a mente em outra tarefa. Para evitar as perdas, alguns cuidados estratégicos são desenvolvidos pelos líderes.

A implementação de uma Clínica Corporativa tem feito muito sentido para algumas organizações. "Busco sempre oferecer o melhor para a minha equipe, cuidando de tudo que pode aperfeiçoar o desempenho e qualidade de suas vidas na organização" diz Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Group, empresa que adequou sua rotina para receber a Clínica Corporativa. O tempo de seus colaboradores é dividido entre o escopo de trabalho e atividades que possam desenvolver as lideranças, aumentar a confiança entre os funcionários e melhorar o relacionamento das equipes.

Um profissional especializado foi responsável por diagnosticar os principais pontos a serem trabalhados, entender como aplicar suas técnicas na empresa e acompanhar o desenvolvimento dos membros. "O trabalho desempenhado pode mudar a cultura organizacional, ensinar os líderes a darem orientações para a equipe, levar qualidade de vida para todos, além de melhorar a gestão", comenta Hamilton Frediani, psicanalista da Clínica Corporativa que desenvolve o trabalho na MCM Brand Group.

As técnicas desenvolvidas se mostraram muito importantes para lidar com momentos de crises - internas e externas -, já que laços fortificados entre os funcionários diminui o medo de represálias, que é o principal causador do regresso. "Momentos de crise nos tornam mais criativos e podem despertar insights que trazem melhorias para a organização. Somos movidos por desafios", finaliza Hamilton. A Clínica Corporativa aumenta a cooperação entre as partes e faz com que solucionar problemas se torne algo mais assertivo, dando voz a todos e trazendo também diversidade nas soluções propostas.

Para que esse formato seja implantado, o trabalho começa com a chefia, a CEO precisa estar aberta e disposta a participar de todo processo de escuta, trocas, diálogos e momentos de feedbacks bilaterais, como fez Schimenes. "No primeiro momento foi difícil aceitar que precisávamos mudar para melhorar. Mas nós mantivemos o crescimento nos últimos anos e devemos muito a atuação da Clínica Corporativa", finaliza. Nesse processo é necessário compreender que conflitos acontecem em todas as organizações e solucioná-los juntos torna o time mais forte. Afinal, o sucesso da empresa depende da saúde física e mental dos trabalhadores.

Sobre a MCM Brand Group

Fundada em 1997, a MCM Brand Group é um grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com diversidade e inclusão, que possui qualificação para atender grandes corporações em suas metas de compliance. Atualmente, a empresa conta com um amplo portfólio, que mescla eventos corporativos ou de marketing, ativações, campanhas digitais, social media, entre diversos outros serviços. Algumas das empresas atendidas são IBM, BASF, Dell, Stefanini, Nextel, Dell, Red Hat, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar