Brasil, 23 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Análise de dados ajudam a melhorar o impacto de apresentações empresariais

Segundo especialista, para vender uma ideia, por mais simplória que ela seja, é preciso estar atento ao mercado, público, concorrentes e ter um objetivo bem definido para atingir as expectativas de audiência e construir autoridade

Até 2020, 90% das empresas devem utilizar a análise de dados para orientar seus negócios

Apresentações que cativem a plateia são fundamentais para transformar ideias em negócios. Para convencer o cliente a ouvir e, então, realizar uma venda, é preciso demonstrar que a empresa possui a solução ideal para resolver um problema dele. Como este cliente ainda não conhece a empresa, será preciso passar toda esta credibilidade no pouco tempo de contato que terão.

Porém, para ter sucesso ao fazer uma apresentação é muito importante passar por alguns pontos, a começar pela análise de dados. Um estudo realizado pela Forrester Consulting apontou que, até 2020, 90% das empresas devem utilizar a análise de dados para orientar seus negócios.

“Este planejamento inicial é fundamental para o sucesso das apresentações. Para passar profissionalismo através do material, avalie, antes de tudo, qual o objetivo pretendido. Esteja atento ao mercado, público, concorrentes e tenha um objetivo bem definido para conduzir o desenvolvimento deste material. Apenas assim será possível atingir as expectativas de sua audiência e construir autoridade”, afirma Renato Gangoni, CEO da Visual Insight Studio.

O que é Análise de Dados?

Quando o assunto é conhecimento, é preciso compreender sua estrutura. Dados são a unidade básica das informações, compostos por letras, números ou sinais. Isolados e sem um contexto, não dizem muita coisa. É preciso analisá-los e decodificá-los para transformá-los em informação. Já a informação é quando os dados são correlacionados e se tornam inteligíveis. E conhecimento é quando a informação é absorvida por completo e aplicada a determinados contextos.

Portanto, não faz sentido uma empresa dedicar uma parte de seus recursos apenas para coletar dados. Sem uma análise, a instituição não irá incorporar as informações e, portanto, não será capaz de adquirir novos conhecimentos. E como este estudo é feito?

Mapear o negócio – Entender quem são os clientes, fornecedores e concorrentes. Listar também produtos e serviços, buscando qualificá-los por representatividade na atividade. Mapear os custos fixos e variáveis visando encontrar maneiras de reduzi-los. Avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, os riscos que o negócio está exposto e os processos internos.

Dados estratégicos - Feito o mapeamento, listar quais dados poderão facilitar o acompanhamento das atividades da empresa e as tomadas de decisões. Para a definição de dados estratégicos, deve-se considerar a facilidade de sua obtenção e a periodicidade de captura.

Dados coletados – Definir como os dados coletados serão registrados e armazenados. Esse passo é importante para formar um histórico, assim terá um ponto de partida para comparar e validar os resultados. Vale ressaltar que os dados coletados deverão ser analisados antes de entrar para a base. Isso facilitará o cruzamento de informações, possibilitando simulações e projeções.

Para Renato Gangoni, a análise de dados tem como objetivo mapear todo o conteúdo relevante e fazer uma imersão no universo dos clientes para ser assertivo ao longo do desenvolvimento de uma apresentação corporativa. “Para vender uma ideia, por mais simplória que ela seja, é preciso persuadir a audiência, e isso dependerá da maneira como você a apresenta. Para isso, é fundamental desenvolver materiais que alinhem a identidade visual da marca, informações concisas, porém de qualidade, os valores e objetivos da empresa, sempre focando no público que deseja atrair”.

Gangoni reforça os benefícios de uma apresentação visual, que tem o poder de comunicar melhor, aumentar o engajamento, facilitar o entendimento, hierarquizar as informações, conectar ideias e conceitos, proporcionar associação de conhecimentos e aumentar em até seis vezes o entendimento e assimilação. “Hoje em dia uma das principais barreiras é tempo disponível e a linguagem visual faz a diferença em conseguir explicar as informações de forma rápida e fácil de ser assimilada, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS