Brasil,

Internacionalização de franquias: vale a pena investir?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cristina Velasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Executivo com mais de 20 anos de experiência no setor sinaliza pontos importantes para sucesso da rede fora do país e fala sobre as vantagens e benefícios para franqueado e franqueador

Dados recentes divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam a internacionalização de franquias como um movimento que está em pleno crescimento e, com isso, uma possibilidade de negócios promissor para o empreendedor brasileiro. O segmento é atraente e oferece alternativas para quem quer ter um negócio em outros países.

Segundo Julio Segala, que atua há mais de 20 anos no setor de franquias, “entrar em novos países é uma boa oportunidade para as empresas franqueadoras, pois há um grande mercado que ainda não teve acesso ao produto/serviço oferecido pela marca”, diz o executivo.

Um estudo realizado em 2018 pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta que existe 145 redes nacionais com operações em 114 países. Em 2017, o número era de 142 redes, em 100 países.

Além das vantagens, para o negócio se tornar ainda mais atraente e rentável para o franqueado, é importante fazer uma imersão nas legislações tributária, trabalhista e aduaneira, para evitar imprevistos com a parte burocrática. “Analisar com atenção o modelo de negócio da marca e verificar como será feito o suporte operacional da franquia em outro país também precisa constar no processo de preparo para ingressar no novo mercado”, acrescenta Julio, que também é diretor de marketing e expansão do Kumon América do Sul.

· Vantagens

Entre outras, a oportunidade de entrar em um mercado que ainda não foi explorado e conquistar clientes que ainda não tiveram acesso ao produto/serviço oferecido pela marca, possibilidade de atingir novos públicos, de expandir os negócios em uma região ainda pouco explorada. Dependendo do nicho de mercado, se já estiver saturado no país de origem, pode ser vantajoso começar o negócio em outro território, já que o franqueado terá o suporte necessário da rede franqueadora para crescer e conquistar novos mercados.

· Para onde ir?

Segundo dados da ABF, os Estados Unidos é o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 59 redes operando localmente. Portugal se mantém como o segundo país mais procurado, com 34 marcas, e o Paraguai em terceiro, com 32 redes. Mas, o empreendedor, com o suporte do franqueador, por escolher qualquer país do mundo para iniciar um novo projeto.

O Kumon, microfranquia referência mundial em educação realizou em 2018 um grande estudo do mercado e da legislação no Uruguai para montar um modelo de negócios atrativo para expandir o negócio. No início de 2019 começou o trabalho em campo para divulgar a marca e o modelo de negócio da franquia e a primeira unidade no país já opera na cidade de Montevideo. “O plano de expansão para 2020 terá mais 4 unidades na cidade. Além do Uruguai, a marca ainda terá novas unidades na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru.

“Em uma franquia do Kumon, o franqueado é o operador do negócio, ele que recebe os treinamentos e aplica o método de estudo nos alunos. Os brasileiros que desejarem abrir uma franquia em qualquer um desses países onde atuamos, precisa morar no país que vai abrir a franquia”, completa Julio.

O Kumon ocupa o 7º lugar no ranking de maiores redes de franquias no Brasil¹ e foi eleita por quatro anos a melhor microfranquia do país², está presente em mais de 50 países e conta com mais de 4 milhões de alunos pelo mundo.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em mais de 50 países e reúne 4,35 milhões de estudantes. No Brasil são 1.555 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 180 mil alunos, do total de 200 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site www.kumon.com.br/franquia ou pelo telefone 0800 728 1121.

¹ Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising - ABF

² Pesquisa realizada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar