Mudar de local, construir ou reformar? Arquiteta aponta qual a melhor opção para as empresas
Arquiteta com vasto portfólio de projetos em ambientes empresariais dá dicas do que é importante analisar antes de optar por uma das opções.
"Por isso, procuramos trabalhar com áreas de descontração para que este possa arejar a cabeça para ter maior produtividade", Arquiteta Renata Pisani
Aumentar o número de colaboradores, garantir mais conforto ao cliente, decoração do ambiente com mais características da marca, vender mais. Essas são as principais necessidades analisadas por diretores ou empresários que buscam uma mudança no espaço físico da empresa, visando o crescimento e aumento dos resultados. A Arquitetura Comercial vem sendo um destaque para quem busca essa nova fase dos negócios. Mas a grande dúvida que surge é: melhor construir de novo em outro lugar, se mudar para um novo espaço ou apenas reformar?
Para ajudar nessa decisão, é importante levar em consideração que para cada caso haverá uma necessidade e lembrar que tudo vai depender do tamanho da obra. Mas a arquiteta Renata Pisani, com vasto portfólio de projetos em ambientes empresariais, deixa algumas dicas para começar a sua escolha:
Documentação: zoneamento e alvarás
"Antes de começar a obra em outro lugar, tem toda uma legislação a ser seguida. Então, tem que verificar se naquele zoneamento pode ter uso comercial e, se pode, até quantos metros quadrados. Por isso, a gente sempre tem que trabalhar o projeto arquitetônico de acordo com as normas e legislação da região que a empresa está implementada", alerta a arquiteta.
Em casos de reforma não é diferente, sempre tem que estar muito atento à legislação. No entanto, a reforma demanda uma obra um pouco mais complexa. "Precisamos verificar toda a infraestrutura existente. No caso de lugares muito antigos, que a estrutura está comprometida, você terá o trabalho de demolir e construir de novo. Precisamos fazer uma avaliação de toda intervenção que vai ser feita e o projeto vai ser elaborado de acordo com o briefing de cada cliente", conta a arquiteta.
Tendências
Por ser um conceito que vem se mantendo em alta, a Arquitetura Comercial está sempre com novidades e tendências. Além disso, varia muito de empresa para empresa e segmento para segmento. No entanto, podemos destacar que, atualmente, um conceito em alta é a arquitetura Biofílica. Espaços mais voltados com o verde, paisagismos internos. "A arquitetura Biofílica também demonstra uma preocupação de que os colaboradores estejam muito à vontade. Por isso, procuramos trabalhar com áreas de descontração para que este possa arejar a cabeça para ter maior produtividade", destaca Renata.
Assessoria de um Arquiteto
Seja para começar uma obra do zero, em outro endereço ou reforma, é muito importante analisar muito bem e contar com uma assessoria completa para entender qual a melhor opção para sua necessidade e quais tendências se encaixam melhor na realidade da sua empresa. Um profissional especializado te ajudará a definir qual das opções vai interferir menos no atendimento ao cliente e efetividade da equipe. Lembrando que em uma reforma, você precisará pensar onde seus colaboradores ou clientes ficarão até a obra terminar. Já construir em outro lugar, é preciso pensar na mudança de endereço e como vai garantir que todos os clientes saibam da nova localização.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário