Brasil,

O Consumidor e a Era Digital no Segmento Óptico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulino Comunale
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consultor da ASPR especializado em Compliance 4.0 Consultor da ASPR especializado em Compliance 4.0

*Ary Silveira Bueno

A transformação digital gerada pela inovação e utilização de plataformas baseadas em tecnologias emergentes e disruptivas, como Big Data, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e Internet das Coisas, tem impactado profundamente grande parte dos setores produtivos, comerciais e de serviços, em quase todo o mundo e de agora em diante, no Brasil, passa a ser parte ativa do varejo óptico.

Este importante segmento, passa por período de otimismo em torno da retomada econômica do país, cujos dados se refletem no saldo positivo das duas feiras ópticas que já ocorreram em São Paulo no primeiro semestre e de outras duas que ainda ocorrerão. Os indicadores delas, transformam o segmento em campo fértil, para se enfrentar e se beneficiar dos desafios decorrentes das referidas inovações tecnológicas.

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), entidade representativa do segmento, é que o setor cresça entre 8% e 10% em 2019, superando R$23 bi em faturamento. Para 2020 é projetado crescimento de 7%, seguindo a estimativa de 2,5% de crescimento da economia - PIB.

A cadeia do segmento óptico tem dois grandes focos de atuação, o da saúde visual, atendido pelos óculos de grau e pelas lentes oftálmicas e o de acessórios, acompanhando a moda e a beleza visual. Ambos com grande potencial e muito campo para difusão e crescimento. Alguns mais otimistas falam em dobrar volumes, tendo relação, por exemplo, com o melhor desempenho das crianças e jovens nos estudos, caso não contem com problemas de visão.

VAREJO ÓPTICO - MOBILE

Nos últimos anos, o varejo passou a ser um dos pilares do ecossistema do setor óptico, que vem se transformando. O processo de mudança tem sido grande e um deles é a concentração do segmento nos grandes players, a outra é o rápido avanço tecnológico em todo o mundo e que tem dado foco total ao consumidor final; tudo vem sendo feito pensando nele e para ele.

Para se chegar em uma evolução realmente benéfica à todos, o desafio ainda continua grande, especialmente quanto a gestão da cadeia com efetividade, quanto aos sonhados e possíveis resultados positivos e expressivos, que podem e devem proporcionar ganhos reais ao consumidor final.

Para atender às muitas mudanças e impactantes que tem afetado todo o segmento, desde as indústrias, com as lentes e armações, passando pelo varejo e chegando ao elo final da cadeia, o consumidor final, uma das novidades tecnológicas de destaque, foi o recente lançamento da Optidados, o OptiSoul, sistema de gestão para óticas, na versão mobile. Ele foi desenvolvido 100% no Brasil em aliança estratégica com a Geeks Soluções em TI, de Ribeirão Preto – SP. O sistema que é completamente simples e completo, pode ser a ferramenta que o varejo óptico tanto demandava e o principal elo com o consumidor.

O OptiSoul Mobile executa o gerenciamento completo da ótica, eliminando muitos processos manuais e/ou retrabalhos. Ele agiliza muito todo o ciclo de vendas, podendo ser feito diretamente do celular ou outro aparelho móvel. Ele também facilita a organização dos dados, por ser a plataforma 100% online, mas também com funcionamento off-line, possibilitando assim atender todo o “continente” Brasil e a qualquer tempo.

Mais do que uma atualização e/ou a busca por maior competitividade, possuir dados confiáveis, processos eletrônicos integrados, muito mais velozes e cognitivos, são questões de sobrevivência.

Portanto, não se trata apenas de levar mais tecnologia ao varejo óptico, o enorme desafio é implantar cultura digital dentro de cada óptica e dessa forma, continuamente, entregar alto desempenho e beneficiar efetivamente quem mais precisa, o consumidor final.

No entanto, para se chegar pra valer ao elo final da cadeia, o consumidor, se faz presente e urgente avançar com muito melhor gestão de cada uma das mais de 20 mil ópticas. Isso é possível, a hora é agora e a transformação do setor já está em curso!

*Ary Silveira Bueno


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar