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Empresas engatinham no Employee Experience, diz pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
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Resultados apontam discrepância entre expectativas e disponibilização de recursos. Apesar de 88,6% das empresas crerem que o tema será mais importante daqui dois anos, apenas 13,4% pretendem garantir orçamento para a execução das estratégias de EX.

Levantamento realizado pelas catarinenses de HRTech Ahgora Sistemas e SocialBase envolveu quase 400 empresas em todo Brasil

Duas empresas referência em RH se uniram para diagnosticar o estado do Employee Experience no Brasil. Ahgora e SocialBase uniram forças para compilar o levantamento de quanto e como as empresas se organizam para proporcionar experiência de trabalho satisfatória e agregadora aos colaboradores.

O questionário, composto por 20 questões, contou com 387 respondentes espalhados pelas cinco regiões do Brasil, que atuam em empresas de diversos portes, e que compartilharam informações demográficas e percepções pessoais sobre como o tema é abordado em suas empresas.

O Employee Experience - ou experiência do funcionário, em português - é a percepção do colaborador a respeito de seu emprego em uma empresa específica. Entre outros fatores, entram em jogo a infraestrutura disponibilizada, a relação com colegas e líderes, e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Contexto mundial - A especialista em liderança de marca Denise Lee Yohn escreveu à Forbes que 2018 seria o ano do Employee Experience (EX). Na coluna, ela sinaliza que é preciso ir além das tradicionais práticas de Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas, como remuneração, treinamento e desenvolvimento.

Para ela, não basta oferecer apenas um ambiente animado e outros benefícios. É necessário desenhar e entregar experiências para os colaboradores que estão alinhados à cultura organizacional. Entretanto, a pesquisa realizada mostra que esta realidade precisa se consolidar entre as empresas brasileiras.

Panorama brasileiro - Segundo a pesquisa, o Employee Experience está presente em organizações de todos os portes e tamanhos: tanto em micro e pequenas empresas, até 100 funcionários (39,9%); médias, até 1000 funcionários (33,4%) e grandes empresas, com mais de 1000 colaboradores (26,8%).

O tema está deixando de ser apenas uma tendência em gestão de pessoas - ainda que em ritmo mais lento do que no exterior. Segundo os respondentes, EX está se consolidando como um tema cada vez mais relevante dentro da organização: 88,6% afirmaram que daqui a dois anos o tema será ainda mais importante.

Contudo, quando o assunto é investimento, apenas 13,4% das empresas afirmaram que pretendem ter um orçamento garantido para a execução das estratégias voltadas para o público interno. A maioria (49,1%) irá apenas fazer investimentos pontualmente.

Desafios a superar - Promover motivação, engajamento e satisfação dos funcionários em toda a jornada do colaborador, da atração e recrutamento ao fim da relação trabalhista. Ainda que os objetivos do Employee Experience sejam ousados, não são considerados empecilho à implantação do EX. Pelo contrário, são pontos a serem desenvolvidos.

Considerando que o Employee Experience é uma área recente, que ainda está caminhando para se consolidar nas organizações, os desafios apontados pelos respondentes são bastante diversos: da falta de pessoal capacitado e/ou time pequeno (35,7%) à falta de conhecimento sobre técnicas e práticas de Employee Experience, as empresas ainda têm um certo caminho a percorrer para a criação de estratégias efetivas.

Missão conjunta - Proporcionar um bom Employee Experience não é responsabilidade só do RH. Entre os participantes, identificou-se que o Employee Experience está conectado mais diretamente com as áreas de: Recursos Humanos (43,9%); Comunicação e Marketing (31,6%) e Administrativa (10,1%), mas ele também é uma atividade liderada por Outras Áreas (14,4%), como Gestão de Projetos e Tecnologia. Isso traduz, ao menos em parte, a multidisciplinaridade do assunto, que envolve diversos stakeholders dentro da organização.

Os resultados corroboram com a avaliação de Júlia Pacheco, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, com mais de 12 anos de atuação em Recursos Humanos. Segundo a especialista, Employee Experience é responsabilidade de todos os líderes, formais e informais. “Os líderes precisam expandir a consciência de quanto suas atitudes, tanto quanto os programas corporativos, influenciam em como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho.”, explica.

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesse o relatório no link http://bit.ly/employeex.


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