Brasil,

RH e tecnologia, indispensável parceria para o sucesso organizacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandro Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

RH e tecnologia, indispensável parceria para o sucesso organizacional

Elaine Reis – Coordenadora de RH da Tree Part

A constante preocupação do departamento de Recursos Humanos (RH) em disponibilizar condições de trabalho adequadas são características essenciais nos processos de desenvolvimento das empresas. Cada atividade, área e assunto discutido no RH é extremamente estratégico para uma organização que visa otimizar suas atividades e garantir que os profissionais exerçam suas funções sem problemas. Ou seja, pequenas, médias e grandes empresas precisam entender a necessidade dos recursos humanos para terem sucesso dentro e fora das corporações.

Entre as melhorias de apoio ao departamento de RH, a Portaria 1510/2009, conhecida como a “Lei do Ponto Eletrônico” e que institui regras do registro eletrônico da jornada de trabalho dos empregados, surgiu como uma importante inovação. A nova modalidade de registro auxiliará não apenas a gestão de RH, mas principalmente os colaboradores. Isso porque a portaria tem como finalidade preservar os direitos às horas extras e protegê-los das cargas horárias excessivas. Logo, os sistemas eletrônicos impedirão que os registros sofram manipulações ou sejam excluídos, garantindo assim mais eficácia, integridade e confiabilidade.

Assim como em outras áreas, a tecnologia é vital para a gestão e o progresso organizacional. Nos últimos anos, inúmeros sistemas tecnológicos têm surgido para auxiliar nas questões de controle do dia a dia das empresas. Com isso, os gestores ganham mais tempo para lidar com questões estratégicas das atividades fim do negócio em vez de perderem tempo com afazeres administrativos. É o caso dos sistemas eletrônicos de ponto.

Recentemente, uma nova maneira de gestão surgiu com a utilização dos aplicativos que realizam a marcação de ponto de maneira remota. Trata-se de uma tecnologia de fácil utilização, que faz o registro de ponto por meio do reconhecimento facial e pode ser baixada em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

A solução, além de prática, oferece ao RH uma visão mais detalhada sobre os colaboradores e os processos organizacionais. Como exemplo, algumas tecnologias geram indicadores de produtividade de cada setor da empresa, possibilitando aos gestores entenderem melhor os processos e, assim, cheguem a soluções para que cada colaborador exerça melhor suas atividades. Não se trata de um controlador de produção fabril, mas de uma ferramenta de desempenho que visa a qualidade do serviço e promova o bem-estar dos funcionários por meio de um gerenciamento inteligente de processos, funções e ambiente de trabalho.

Quem defende que empresa boa é aquela que só produz, está completamente equivocado. Uma organização tem entre suas diretrizes a função de apresentar aos seus funcionários um lugar que seja bom para trabalhar, que haja respeito e reconhecimento.

A tecnologia coopera com os procedimentos de gestão, disponibilizando informações para ampliar as estratégias organizacionais e trazer melhores resultados nos indicadores de produtividade. Com ela, é possível identificar se um colaborador está com problemas de saúde, dificuldades para completar uma operação ou mesmo saber se há alguma questão pessoal. Trata-se de uma identificação qualitativa e que visa prestar os devidos recursos às equipes profissionais.

Inovação empresarial não significa unicamente os investimentos em solução de tecnologia. Trata-se de um processo de alinhamento entre os equipamentos disponíveis na estrutura organizacional com a experiência e qualificação humana. Diante disso, o RH tem papel fundamental de unir essas duas forças para a formação de equipes preparadas aos desafios no mundo corporativo.

Recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação e qualificação são conceitos básicos que uma empresa deve ter em sua estrutura. Para que esse conceito seja exercido, a tecnologia e o RH sempre devem trabalhar em conjunto para atingir a efetividade nas empresas e superar os desafios com as equipes, propondo objetivos e metas claras para que todos os envolvidos tenham motivação para atingi-los dentro de um ambiente profissional saudável.

Sobre a Tree Part

A Tree Part é uma empresa de inovação, com lastro em negócios de produtos e serviços na economia de criptomoedas (Bitcoin). A empresa atua na linha de exchange, serviços de saúde, contabilidade digital, além de desenvolvimento profissional e social. Fundada em 2018, a companhia é dona das marcas GenBit, GenSaúde, New Tiger Digital, DenkAcademy, UPCont, Land Lady e Guardiões do Futuro. Com sede em Campinas-SP e atuação no Brasil e exterior, é presidida por Nivaldo Gonzaga dos Santos, conta com mais de 120 colaboradores diretos e indiretos, além de 40 mil licenciados e uma rede de parceiros em desenvolvimento tecnológico, financeiro e social.

Site: www.treepart.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar