Brasil,

Diversidade: uma valiosa ferramenta para desenvolvimento de novos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: freeimages.com Imagem: freeimages.com

Realizada com mais de mil empresas em 12 países, a pesquisa “Diversidade como alavanca de performance”, da consultoria Mckinsey, mostrou que empresas com diretorias executivas mais diversas etnicamente têm 33% mais chances de serem mais lucrativas

Diversidade é uma palavra cada vez mais comum. Elas estão nas palestras corporativas; no aumento da representação política; nas manchetes de jornais; na luta por direitos e reivindicações dos grupos que compõem esse contingente chamado diversidade. Mas como e com qual frequência esse assunto está presente na estratégia de um negócio?

Realizada com mais de mil empresas em 12 países, a pesquisa "Diversidade como alavanca de performance", da consultoria Mckinsey, mostrou que empresas com diretorias executivas mais diversas etnicamente têm 33% mais chances de serem mais lucrativas. A pesquisa também mostrou que essa realidade está ligada à diversidade de gênero no ambiente corporativo: companhias com executivas têm probabilidade 21% maior de ter negócios lucrativos. No entanto, esses grupos seguem sub-representados.

A falta de representação dentro das empresas priva a todos, obviamente, de uma convivência em termos de diversidade cultural. Mas não é só. Não são criados ou ofertados inúmeros produtos e serviços para esses públicos.

A realidade é que o próprio país não é representado. Os dados são claros sobre isso. O último censo do IBGE, de 2010, mostra que mais da metade dos 190 milhões de brasileiros é considerado preto ou pardo. Também há mais mulheres: 97,3 milhões, enquanto os homens representam 93,4 milhões. Em outras palavras, os negócios não são direcionados para um grande contingente populacional. Eles são a maioria, ainda que, infelizmente, sejam a minoria em direitos e representatividade.

E isso também quer dizer um amplo mercado consumidor a ser explorado. A pesquisa "Estilo de Vida 2018", realizada pela Nielsen, mostra que 96% das mulheres são responsáveis pelas compras e destinam mais de 20% da renda para o abastecimento doméstico. Especificamente sobre o público negro, o estudo "A Voz e a Vez - Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo", realizado pelo Instituto Locomotiva, mostrou que o grupo movimenta R$ 1,7 trilhão por ano. Apesar disso, eles são sub-representados nas campanhas publicitárias: 90% dos protagonistas são brancos, de acordo com o estudo.

Essa é a hora e a vez das empresas se abrirem para a diversidade. Seja abrindo as portas para colaboradores com esse perfil e, assim, trazer mais ideias, inovação e lucratividade para as empresas. Ou, abrindo mentes para entender melhor esses consumidores - que são maioria e têm demandas e anseios historicamente ignorados. As empresas precisam mudar o foco das ações e incorporarem definitivamente essa pauta aos negócios.

*Conselheiro da AMPRO - Associação Nacional das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a #diversidadeCriativa, agência especializada em eventos, campanhas de incentivo e trade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar