Brasil,

Pouco conhecido entre os brasileiros, Seguro Fiança garante ao proprietário do imóvel o recebimento de aluguéis

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Quisto Corretora de Seguros explica as vantagens desse serviço, além das facilidades oferecidas aos clientes da rede

Pouco a pouco o seguro fiança locatícia vem ganhando espaço entre as modalidades tradicionais para garantir a locação de imóveis. Tido como um meio para substituição do fiador ou caução (depósito equivalente a três meses de aluguel) num processo de locação de imóvel, a apólice resguarda o proprietário de qualquer tipo de prejuízo que ele possa sofrer em decorrência deste processo, além ainda de contar com coberturas para inadimplência do locatário, cobertura de danos físicos ao imóvel, cobertura para pintura interna e externa, dentre outras.

“É algo extremamente vantajoso para quem está alugando um espaço, além ainda de ser direcionado para imóveis residenciais, comerciais e industriais”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Quisto Corretora de Seguros, rede de franquias espalhada por diversas cidades do Brasil com 70 operações.

A modalidade de garantia, que dá ao proprietário a certeza do pagamento do aluguel e demais despesas no caso de inadimplência do inquilino, representa 5% da carteira dos franqueados da Quisto. Apesar da pouca representatividade, Mol acredita que esse serviço tende aumentar consideravelmente nos próximos anos devido à dificuldade cada vez maior para se encontrar um fiador.

“A falta de conhecimento que existe no mercado desse tipo de seguro, inclusive a falta de incentivo das imobiliárias, é o que faz com que ele ainda seja pouco comercializado. Creio que as locações teriam um aumento do volume considerável com o uso do seguro fiança, já que ele possui enorme potencial de mercado”, diz o executivo.

Vantagens da cobertura

O seguro fiança proporciona tranquilidade para ambas as partes no processo de locação, pois ele garante ao proprietário o recebimento dos honorários com aluguel e garante ao locatário o pagamento dos mesmos. Além do âmbito financeiro o seguro fiança engloba também danos físicos ao imóvel o que o torna diferente e mais vantajoso em relação a outras opções disponíveis no mercado.

Esse seguro varia conforme a cobertura contratada, mas que pode ir desde o aluguel, despesas com condomínio, danos ao imóvel, multas, gás, IPTU e água. O valor varia de acordo com o plano escolhido.

Para contratar o seguro fiança locatícia basta procurar por um corretor de seguros da Quisto que será responsável por encontrar o seguro que mais atenda às suas necessidades e com um preço mais acessível. Para pessoa física será necessário apresentar documentos pessoais e, claro, comprovante de renda. Já em caso de pessoa jurídica, além da documentação de registro da empresa é necessário comprovar o faturamento. Em ambos os casos o locatário fica sujeito a uma avaliação de crédito para ser aceito. O inquilino é o responsável por pagar esse seguro.

“As seguradoras exigem que o valor do aluguel não ultrapasse 30% da renda familiar, porém essa porcentagem varia conforme o perfil do candidato. Além disso, o custo do seguro fiança varia muito conforme a cobertura escolhida, entre 50% a 80% do valor do aluguel por ano”, conclui o diretor da Quisto.

Sobre Quisto Corretora de Seguros

A Quisto foi fundada em 2012, em Belo Horizonte (MG) e, em 2018 entrou para o franchising após ser adquirida pela holding Encontre Sua Franquia. A rede se destaca no mercado devido à simplicidade do negócio e baixo valor de investimento de R$11.990 para o modelo Home Office e de R$25.590 para Loja Física, com prazo de retorno entre 6 a 18 meses. Com um plano de expansão acelerado, a empresa projeta alcançar 300 unidades em 2020 distribuídas em todo o Brasil.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar