Brasil, 15 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Os gargalos das renováveis no Nordeste

*Por Marcelo Gonçalves

Com grande parte da matriz energética brasileira baseada na produção hidrelétrica, a falta de água tem sido um problema para a geração de energia no mundo e tem sido bastante criticada em algumas regiões do Brasil. Pelas características geográficas favoráveis como ventos constantes e muita luz, o Nordeste virou sinônimo de oportunidade para o cenário brasileiro de energia.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a participação da fonte solar somada ao segmento da eólica, biomassa e das Pequenas Centrais Hidrelétricas deve corresponder 28% na matriz de capacidade instalada de energia elétrica em 2024. A distribuição de energia pode ser considerada o principal desafio para o segmento que está enfrentando dificuldades como a falta de infraestrutura de linhas de transmissão que escoe a demanda prevista. Além disso, os investidores do setor precisam estar atentos às compensações exigidas para a liberação do licenciamento ambiental. Os impactos à fauna e à flora precisam ser reparados e é preciso ainda conter exigências de investimentos socioambientais e as compensações obrigatórias.

Outro gargalo, considerado o mais importante, diz respeito à entrada da tecnologia no segmento, já que a energia é um dos setores da economia que está passando por transformações disruptivas. O avanço tecnológico tornou a geração solar mais competitiva. A inovação é a característica que mais terá impacto nas empresas de geração daqui para frente, já que altera a lógica de funcionamento de toda a cadeia energética.

De certo, sabemos que as renováveis serão, nos próximos anos, uma grande oportunidade de crescimento para o Nordeste, região que concentra grande potencial eólico. É salutar dizendo que a solução para uma energia mais limpa e sustentável passa necessariamente por essa região. Em alguns anos, uma parcela representativa da energia gerada no país deverá ser oriunda do Nordeste.

*Marcelo Gonçalves é sócio da KPMG responsável pelos escritórios nas regiões Norte e Nordeste.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Twitter: www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS