Brasil, 24 de Setembro de 2019

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7 Dicas para aumentar o desempenho do marketing nas pequenas empresas

  • Escrito ou enviado por  Dino
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Otimizar estratégias de comunicação em uma pequena empresa pode ser valioso para o sucesso nas ações de marketing.

Otimizar estratégias de comunicação em uma pequena empresa pode ser valioso para o sucesso nas ações de marketing. São diversos motivos que podem fazer com que uma empresa repense suas estratégias, talvez suas mensagens não pareçam chegar até o seu cliente como no passado ou pode ser que o negócio pareça estar estagnado. Para empresas que estão no mercado há 3 meses ou 30 anos, sempre há espaço para melhorias. Neste artigo estão sete dicas da Publicidade Popular, de marketing para pequenas empresas, baseado em um estudo realizado com mais de 500 empresas.

1. Rotina de limpeza no banco de dados

Manter a base de dados atualizada não deve ser uma tarefa anual. Se o responsável está deixando para depois e não está limpando ou atualizando o banco de dados, toda a estratégia de marketing pode estar desalinhada. Na verdade, 72% das empresas acham que os problemas de qualidade dos dados afetam a confiança e a percepção do consumidor. Por quê? Porque o marketing de sucesso depende de tomada de decisão baseada em dados. Se os dados forem imprecisos, as decisões não serão assertivas. No mesmo estudo, menos da metade das organizações (44%) confia em seus dados para tomar importantes decisões de negócios.

2. Conhecer o público

Ao considerar estratégias de marketing para pequenas empresas, deve-se considerar o público que se deseja atingir. Quem são eles? O que eles fazem? Como pode ajudá-los a fazer melhor? As personas do comprador (cliente) são uma ótima maneira de definir o público em termos de dados demográficos, responsabilidades e interesses. Uma persona bem definida dará um alvo e direção. Além disso, essas personas podem ser usadas para segmentar a lista e personalizar melhor as mensagens de vendas e marketing da empresa. Além disso, deve-se levar em conta uma posição de funil ao criar personas de comprador. Por exemplo, um cliente que precisa de cuidados requer uma mensagem diferente do que alguém pronto para comprar. Por isso é necessário ter conversas no momento certo para ter certeza de que não está atrasado ou será muito cedo.

3. Manter o conteúdo no alvo

Quando a empresa conhece seu público, é muito mais fácil criar conteúdos valiosos e relevantes. Clickbait e inúmeras vendas não são o caminho para ganhar confiança das pessoas. O ideal é ter como objetivo o alcance do público em um nível mais pessoal mostrando entender e se preocupar com seus desejos e necessidades. Quão? Concentrando o fornecimento de insights, informações e talvez até entretenimento ao invés de impulsionar o produto. Essa abordagem é um meio muito mais eficaz de orientar as perspectivas ao longo da jornada do comprador.

4. Otimização dos e-mails

A maioria das pessoas sente que recebe muitos e-mails. Alguns podem dizer que são muitos, mas 86% dos consumidores preferem e-mails quando se comunicam para fins comerciais. Longa história curta: e-mail não mostra sinais de enfraquecimento por causa da sua eficácia. E-mail marketing para proprietários de pequenas empresas é um negócio importante, mas complicado. Um ótimo conteúdo não garante que os destinatários abram seu e-mail. No entanto, existem maneiras de melhorar o envolvimento do público, as taxas de abertura e as conversões.

Como:

- Endereço do remetente - Verificar se os e-mails são provenientes de um nome de remetente reconhecível, preferencialmente, um endereço comercial.
- Linha de assunto - Dizer ao leitor o que vem a seguir. O que vem depois de ser clicado.
- Design - O conteúdo está otimizado para visualização em dispositivos móveis? Ele cumpre a promessa de sua linha de assunto? É visualmente atraente e fácil de ler?
- Chamada para ação - Qual é o call-to-action (CTA)? Os destinatários entendem o que devem fazer? É fácil para eles fazerem isso?

5. Aumentar o conteúdo de mídia social

Algoritmos de mídia social estão em constante evolução. Muitas vezes, essas mudanças significam que é mais difícil ganhar relevância organicamente. É aí que os anúncios pagos e posts reforçados podem ajudar a nivelar o campo de jogo. Na verdade, espera-se que os anúncios pagos gerem mais de US $ 18 bilhões em receita em 2019.

6. Mostrar em vez de apenas dizer

O conteúdo visual continua crescendo em popularidade com o passar do tempo. Afinal, o cérebro humano processa imagens 60 vezes mais rápido que as palavras. Considerar a criação de um vídeo explicativo pode ser uma ótima estratégia de marketing. O conteúdo em vídeo (como Snapchat, Instagram Stories, IGTV, Instagram Live, Facebook Stories e Facebook Live) continua crescendo também. Para isso é preciso sair de trás do teclado e pisar na frente da câmera. Uma ótima ideia para um primeiro vídeo é gravar uma breve introdução sobre si mesmo. O ideal é que os vídeos tenham menos de 2 minutos e sejam informativos e envolventes.

7. Abraçar a automação de marketing

Muitas pessoas se sentem atoladas e sobrecarregadas de responsabilidades que poderiam ser facilmente delegadas ou automatizadas. Como consequência, começa a perder o time de ações porque está tentando fazer muita coisa de uma só vez. Quando a empresa começa a sofrer, é hora de reavaliar o plano. O uso de ferramentas de automação cresceu muito nos últimos anos. Um estudo da Salesforce descobriu que 67% dos líderes de marketing usam a automação de marketing . Esse número deve crescer 30% até 2019. Para quem procura ideias e ações de marketing para pequenas empresas que economizarão tempo e dinheiro, manterão em primeiro lugar na sua rede e maximizarão os leads de referência e a retenção de clientes, será difícil fazer melhor do que a automação de marketing. A automação de marketing pode ajudar a aproveitar ao máximo cada interação com o cliente. Isso significa identificar leads quentes, colocar leads prontos para vendas no caminho mais rápido para a conversão, acompanhar com eficiência sem precedentes e fazer tudo automaticamente.


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