Brasil,

A estratégia de vendas ainda é umas das maiores dores das marcas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiola Ribeiro do Carmo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por: Fernando Farias

Quem nunca perdeu algumas boas horas indo de loja em loja atrás de um produto sem sucesso ou até mesmo aguardou meses para o item estar disponível novamente? Essa dor é também um grande problema para os varejistas, principalmente no lançamento de novos artigos no mercado. Segundo estudos de consultorias especializadas, os fabricantes perdem 35% das vendas devido a indisponibilidade de produtos no ponto de venda. O resultado? Perda de fidelidade da marca e compra de produtos concorrentes. Cenário bastante prejudicial para a indústria e o distribuidor.

Estima-se que, anualmente, são lançados mais de 18 mil produtos no Brasil, mas cerca de 70% não têm o resultado esperado. Na maioria das vezes, as companhias priorizam a velocidade da entrada de campanhas de lançamento, sem um estudo inicial da disponibilidade dos produtos em cada região. Análise esta que é essencial para evitar a ruptura (momento que o cliente chega ao ponto de venda e não encontra determinado item) e que atinge diretamente a indústria e o distribuidor.

As campanhas seriam mais eficientes se as marcas mostrassem para os seus consumidores onde podem efetivamente encontrar os produtos que desejam. O tradicional "encontre nas melhores redes", por exemplo, já não é melhor resposta para o cliente cada vez mais conectado e exigente. Dados divulgados em 2018, pelo Think With Google, apontam uma nova tendência: as buscas por "perto de mim".

O consumidor brasileiro está cada vez menos disposto a esperar e, principalmente, a perder tempo. Se ele já exigia relevância e imediatismo nas buscas, a geolocalização está se tornando um ingrediente essencial na receita de um resultado satisfatório. Em outras palavras, não bastam as sugestões serem "para já" e "a minha cara": elas também têm que ser "perto de mim".

Segundo dados do Google, nos últimos anos houve um aumento significativo nas buscas pelo termo "perto de mim" - algo em torno de 70%. Outro dado da plataforma, aponta que entre 2015 e 2017, que as buscas mobile por "aberto" + "agora" + "perto de mim", cresceram mais de 200%. Está mais do que claro que entender a jornada do consumidor é de extrema importância para o sucesso do negócio. Quando a mensagem da marca é pessoal, fica mais fácil impactar as pessoas. Analisar e compreender seu comportamento online é essencial para desenhar uma estratégia assertiva, principalmente porque ele está em constante evolução.

Os consumidores estão cada vez mais imediatistas, fazendo suas buscas no exato momento em que necessitam de determinado produto ou serviço e querem encontrá-los com rapidez e na loja mais próxima. As empresas que se atentarem a esta tendência, terão muito mais chances de conquistá-los. E na sua empresa, qual tem sido a estratégia de lançamento adotada?

Fernando Farias é CEO da Gofind, localizador de produtos que utiliza algoritmos de Inteligência Artificial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar