Representatividade trans na publicidade: ganham as marcas que são autênticas no seu posicionamento
Muitas marcas atualmente ainda tratam a questão de gênero de forma binária e não entendem o gênero como um espectro. No entanto, o mês de junho, no qual é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQ+ acaba trazendo à luz essa questão de forma mais proeminente e incentiva muitas empresas a incluírem outros desses gêneros em sua publicidade, como homens e mulheres trans. Além disso, neste mês de setembro teremos também a Expo Pride - a primeira feira de exposição de empresas gay-friendly do Brasil.
Apesar de louvável, tal tática acaba levantando sobrancelhas questionadoras da comunidade LGBTQ+: esse tipo de posicionamento faz parte da identidade da marca ou é apenas uma tentativa desesperada de conquistar o famoso “pink money”?
“Nem todas as marcas vão querer abordar diretamente o gênero como um espectro, ou ter permissão para isso, mas outras podem se sentir capazes de levantar essa bandeira e usá-la como um ponto de diferenciação e identidade para a marca”, afirma Maura Coracini, líder da área de Mídia & Digital da Kantar e responsável pela condução do estudo AdReaction – Getting Gender Right, sobre a representatividade de gêneros na publicidade. “As marcas que escolherem entrar nesse território e abordar a questão da diversidade de gêneros em suas comunicações, precisarão fazê-lo de maneira autêntica e responsável, não apenas para “surfar nessa onda” ou como um meio de exploração para criar engajamento e discussão.”
Segundo a análise da Kantar, campanhas que abordam o assunto de forma autêntica, apresentam uma performance melhor com as mulheres, por exemplo. “Isso pode ser um sinal de que elas estão mais receptivas às marcas que estão atentas e quebrando paradigmas na questão de diversidade de gêneros”, diz Maura.
*Dois exemplos de propagandas analisadas que tinham protagonistas trans e performaram melhor entre as mulheres foram da L’Oreal Paris, Being a Woman, e Magnum, Be true to your pleasure.
Recomendações para uma representação correta do público trans
O AdReaction também reuniu algumas recomendações para marcas que queriam se posicionar e dar uma representatividade maior ao público trans e mesmo outros grupos da comunidade LGBTQ+:
- Seja ousado e desafie a publicidade que vem sendo produzida no seu mercado;
- Verifique se você não está ofendendo mesmo que inconscientemente;
- Desafie suposições e esteriótipos ultrapassados;
- Faça um trabalho contínuo, que ultrapasse o mês de junho, e que agregue e gere valor internamente e externamente;
- Se posicione! Se esse for o território da sua marca.
- Analise e esteja atento aos resultados e respostas a esse tipo de posicionamento.
Clique aqui para conferir o relatório completo do AdReaction – Getting Gender Right: http://www.millwardbrown.com/adreaction/gender/
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário