Empresas podem ter suas dívidas reduzidas em até 80%
O endividamento das empresas brasileiras tem alcançado patamares estratosféricos. O que poucos empreendedores sabem é que muitos contratos de empréstimo ou financiamento contém cláusulas de seguro que garantem a quitação de até 80% do valor devido. Este conhecimento pode salvar grande parte das empresas, hoje devedoras, do encerramento de suas atividades.
A situação é tão absurda que muitos empreendedores contratam seguros contra eventual inadimplência e quando esta acontece, os bancos não respeitam esta regra contratual e cobram o montante total da dívida.
Segundo estimativas oficiais divulgadas pelo SERASA, o número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Brasil ultrapassa a marca de 5.000.000 ( cinco milhões).
O problema é grave, observa o Advogado e especialista em recuperação de empresas em situação de endividamento, Ronaldo Gotlib, pois atinge muito mais do que simplesmente a Pessoa Jurídica, alcança também a pessoa física do empreendedor e sua família.
Isto porque, na grande maioria das vezes, o empreendedor toma empréstimos bancários e como garantia presta aval pessoal. Isto determina que, em conformidade as disposições legais, seu cônjuge ( marido ou esposa) também garanta o pagamento da dívida com seus próprios bens e recursos financeiros, ou seja, a vida financeira e emocional da família é completamente abalada.
Segundo Ronaldo Gotlib, grande parte deste problema poderia ser evitado caso o empreendedor tomasse algumas medidas preventivas, como ter a seu lado um especialista antes de assinar qualquer contrato ou buscar apoio profissional assim que as dificuldades têm início.
"A situação é tão absurda que muitos empreendedores contratam seguros contra eventual inadimplência e quando esta acontece, os bancos não respeitam esta regra contratual e cobram o montante integral da dívida".
Diversos contratos de financiamento empresarial dispõem de um seguro chamado FGO - FUNDO GARANTIDOR DA OPERAÇÃO - que garante a quitação de 80% ( oitenta por cento) do valor devido em caso de inadimplência, alerta o Advogado.
O problema é que o empreendedor contrata este seguro e o valor é pago através de desconto incidente sobre o próprio dinheiro tomado por empréstimo, ou seja, é um serviço contratado e pago, mas como não passa nas mãos dos empreendedores, estes, não se lembram de sua existência e os bancos corroboram este esquecimento, cobrando pelo montante total do débito, alerta Ronaldo Gotlib.
O Advogado chama a atenção para os Direitos dos devedores:
"O que não pode acontecer é o empreendedor desistir. Existem diversas estratégias judiciais e extrajudiciais que podem socorrer o empresários endividados neste momento".
Ronaldo Gotlib lembra ainda que, apesar de pouco conhecida, a Recuperação Judicial é uma ferramenta jurídica que pode salvar muitas empresas endividadas.
O especialista alerta que através da Recuperação Judicial é possível obter uma carência de meses, as vezes de alguns anos, para pagamento de prestações, já reduzidas e com juros congelados.
A Recuperação Judicial não é uma declaração de falência, ao contrário, trata-se de um fantástico instrumento jurídico que, se bem manejado, pode salvar empresas e famílias afirma Ronaldo Gotlib.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário