Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Normas de salas limpas são exigências fundamentais para os ambientes controlados

  • Escrito ou enviado por  Dino
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As determinações garantem que todas as recomendações para o ambiente sejam cumpridas.

As determinações são necessárias para que todas as recomendações estabelecidas em uma sala limpa sejam seguidas, independentemente do segmento.

As normas de Salas Limpas existem para que os processos produtivos de um ambiente não sejam comprometidos. São desenvolvidas e atualizadas constantemente para que as necessidades do ambiente possam ser cumpridas à risca e para que o local execute, de maneira assertiva e segura, o seu papel no processo produtivo.

Segundo João Felipe Martin Meca, Gerente Comercial da Asmontec, "tais determinações são necessárias para que todas as recomendações estabelecidas em uma sala limpa sejam seguidas, independentemente do segmento: em uma indústria farmacêutica, cosmética, química, alimentícia, hospitais, entre outros".

Os principais parâmetros para a adequação das salas limpas são:

• Normas técnicas da ABNT;
• Normas técnicas da ISO;
• Normas legislativas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
• Normas do FDA (USA) e GMP (Europeia).

A norma mais utilizada no mundo é a ISO 14644, que divide as salas limpas em nove classes, de acordo com a quantidade de partículas específicas existentes por metro cúbico. A sala limpa considerada "mais limpa" refere-se à classe 1 e a "mais suja" pertence à classe 9.

"As salas limpas classe 1 a 5 funcionam sob regime de fluxo de ar unidirecional (laminar) e as salas limpas classe 6 a 9 funcionam sob regime de fluxo de ar turbulento", explicou João Felipe.

Também há outras designações que são definidas em grau A, B, C ou D, baseados na EU GMP, que estabelece os limites para as partículas em suspensão no ar, nos estados ocupacionais "em repouso" e "em operação" e também os limites para a contaminação microbiológica durante o monitoramento "em operação".

Sobre a Asmontec Salas Limpas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Asmontec fornece soluções completas para Engenharia de Sala Limpa. Atua com excelência, ética e transparência em todas as fases do processo: desenvolvimento do projeto, fabricação, manutenção e instalação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS