Brasil,

Internet contra o crime: tecnologia reforça estrutura de instituições de segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Internet contra o crime: tecnologia reforça estrutura de instituições de segurança

Pesquisas indicam que investimentos de R$ 7,4 bilhões por ano em prevenção podem reduzir em até sete vezes os gastos com repressão à criminalidade. No Brasil, algumas cidades registram quedas nos índices de crimes, e tecnologia desponta como apoio a instituições de segurança

Se o Brasil investir R$ 7,4 bilhões por ano em prevenção, poderá reduzir em até sete vezes os gastos com repressão à criminalidade. O dado, que faz parte de um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), evidencia uma necessidade do segmento de segurança, dentro da qual algumas áreas, como a de tecnologia, vêm demonstrando crescimento em importância.

No campo das estatísticas, alguns locais brasileiros chamam atenção pelos resultados demonstrados no combate à criminalidade. No Rio Grande do Sul, o número de homicídios, tido como um dos principais indicadores para avaliação de segurança pública, caiu 31,7% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Dentro do estado, a cidade de Canoas, na Região Metropolitana da capital Porto Alegre, as forças de segurança municipais divulgaram um balanço recente, mostrando queda de alguns indicadores de criminalidade no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo intervalo de 2018. As mortes violentas, por exemplo, diminuíram 42% no período, enquanto roubos em estabelecimentos financeiros não tiveram ocorrência.

O município também registrou, no 1T19, melhoria no índice de recuperação de veículos, em casos de furto e roubo: entre janeiro e março deste ano, foram 183 automóveis roubados na cidade gaúcha, dos quais 59,5% foram recuperados. Dentre os furtados, a taxa de recovery foi de 58,7%.

Ainda na localidade, recentemente houve incremento no aparato tecnológico do 15º Batalhão de Polícia Militar, que atende aos municípios de Canoas e Nova Santa Rita. O BP passou a contar com um link dedicado de Internet de 100 mega, concedido pela Renovare Telecom, provedor com sede em Dois Irmãos-RS.

Além disso, a conectividade no prédio do Batalhão foi reforçada com a instalação de novos roteadores, permitindo múltiplos acessos simultâneos e sinal disponível por toda a área da sede.

A nova conectividade também trouxe melhorias para o dia a dia dos policiais, desafogando o uso de banda na rede da PROCERGS, utilizada originalmente no local, que era compartilhada com todos os outros processos internos e também com o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que atende a nove municípios da região. Este compartilhamento tornava a rede mais lenta, devido à alta carga de uso.

Com o projeto da Renovare, o Batalhão passou a utilizar a internet da PROCERGS somente para serviços críticos, como a entrada em sistemas da Secretaria de Segurança do Estado, por exemplo, já que que tais registros precisam ser acessados dentro desta rede.

A nova conectividade melhorou processos nas áreas de inteligência, comunicação, processos internos e atendimento. Neste último caso, a Renovare implementou um ponto de acesso dedicado à área de atendimento ao público e policiais em ronda, aumentando a agilidade no registro de ocorrências.

Com a nova conexão, algumas atividades tiveram incremento significativo: a baixa de ocorrências para o sistema, feita pelos policiais, por exemplo, que antes poderia levar em torno de meia hora, hoje, com o novo link de ultravelocidade de Internet, pode ser feita em poucos minutos.

Para o coordenador comercial da Renovare, Gustavo Lopes, fornecer este serviço para a Brigada Militar de Canoas é, de certa forma, uma devolutiva para a comunidade do município, que recebeu muito bem a empresa - há pouco mais de seis meses, a companhia passou a oferecer seus serviços na cidade da Grande Porto Alegre, e, atualmente, já cobre 100% do bairro Olaria e está em fase de preparo de uma expansão que chegará muito em breve.

"Este projeto com a Brigada Militar está em linha com outras iniciativas que já realizamos em Dois Irmãos, por exemplo, onde fornecemos internet em praças da cidade, para a Escola 10 de Setembro, para a APAE de Dois Irmãos e Estância Velha, sede da Liga de Combate ao Câncer de Dois Irmãos, Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos e Associação de Voluntários do Hospital São José", destaca. "Com o 15º Batalhão de Canoas não é diferente: estamos investindo na comunidade, e, com isso, a polícia local conta com uma internet de altíssima qualidade, o que torna ainda mais ágil a prestação de serviços e segurança à população", finaliza Lopes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar