Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista explica os benefícios de terceirizar a gestão financeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo especialista, BPO Financeira pode ajudar a reduzir os custos e ter uma visão abrangente do negócio

Promover o bem-estar dos colaboradores, resolver problemas financeiros, prospectar novos clientes e fidelizar os atuais. As funções de um empreendedor são tantas que, muitas vezes, eles deixam de fazer o que realmente amam: cuidar da estratégia dos seus negócios.

Diante disso, encontrar alternativas para otimizar o tempo é fundamental e uma delas, por exemplo, pode ser recorrer a terceirização de alguns setores da empresa. Aliás, muitos empreendedores já entenderam isso e passaram a terceirizar a contabilidade, o setor fiscal e a folha de pagamento.

No entanto, quando se trata de terceirizar a gestão financeira, a questão complicada um pouco. Isso porque muitos têm receio de acabar perdendo a visão geral dos seus negócios. Sabendo disso, o portal Abertura Simples conversou com o especialista Fabricio SalvaTerra, que é contador e CEO do Gerenciar Agora, empresa de BPO Financeiro e Gestão Empresarial.

Durante a conversa, ele explicou quais são as vantagens que os empreendedores podem encontrar ao realizar a terceirização. Além disso, comentou como o serviço pode ser fundamental para que as empresas não virem estatísticas de falência. Confira a entrevista completa abaixo!

Você poderia explicar quais são as vantagens que o empreendedor terá ao realizar a terceirização da gestão financeira?

Fabricio SalvaTerra: O empreendedor já terceiriza a contabilidade, o setor fiscal, a folha de pagamento e até a faxina. Então, por que não terceirizar o departamento financeiro? Afinal, uma das maiores dificuldades do empreendedor é exatamente a de fazer a gestão dos seus números.

Uma boa gestão financeira, alinhada com uma gestão contábil, é a fórmula certa para o sucesso da empresa. É claro que a atividade principal, ou seja, a expertise, é do empreendedor. Ele pode focar nas vendas e ficar tranquilo em relação aos números e o setor financeiro.

Um ponto que eu sempre destaco é que o empreendedor não gosta de fazer gestão financeira. Ele faz de qualquer maneira e os resultados podem ser graves. Agora se ele foca no que ele gosta de fazer, ou seja, vender, fazer o negócio dele prosperar e deixar a parte financeira e contábil para quem gosta e entende, tenho certeza que o sucesso é certo.

Muitos empreendedores sentem algum receio de realizar uma terceirização da gestão financeira, pois acreditam que podem acabar perdendo a visão completa do seu negócio. Você acredita que isso é realmente uma realidade?

Fabricio SalvaTerra: Neste caso, o empreendedor pode ficar desconfiado porque a empresa terá acesso ao extrato etc. No entanto, ele esquece o que o contador já tem acesso a isso. Agora em relação a perder a visão do negócio — acredito que é ao contrário. Ele terá uma visão muito mais completa, mais lúdica por meio de dashboards que fala com a linguagem dele, que não é a linguagem técnica que nós, contadores e gestores financeiros, usamos.

É um sistema avançado no qual a qualquer momento, por celular, por exemplo, ele pode entrar e ver a situação financeira e com uma linguagem simples. Além disso, uma empresa de BPO pode combinar com o empreendedor de realizar reuniões semanais ou mensais, conforme o volume e necessidades, para apresentar, de uma forma simples, os números que estão no sistema com o que tem no extrato do banco

Fora que ele terá uma economia real. Afinal, quanto custa hoje contratar um funcionário para cuidar da parte financeira? Eu acredito muito que a terceirização do financeiro é algo que vai crescer muito porque não é um trabalho que o empreendedor gosta de realizar.

O Sebrae Nacional realizou um estudo em 2013 e constatou que 24,4% das micro e pequenas empresas fecham com menos de dois anos de existência. Além disso, o percentual de encerramento chega a 50% nos negócios com menos de quatro anos.

O estudo ainda constatou que a falta de capital e lucro é, para 19% dos empreendedores, o principal motivo da falência. Diante disso, você poderia explicar como uma má gestão pode impactar no desempenho e até mesmo na falência das empresas?

Fabricio SalvaTerra: As pequenas empresas, de forma geral, não se preocupam muito com a gestão financeira. Eles esquecem que ela é obrigatória. Fazer uma boa gestão financeira com uma boa gestão contábil, que é exatamente isso que as empresas de BPO Financeira ofertam, faz com que a probabilidade de sucesso aumente consideravelmente.

No entanto, infelizmente, no Brasil, as pequenas e médias empresas fecham porque têm uma má gestão. Eles acham que empreender é somente ter uma boa ideia, sair jogando isso no ventilador e concluem que a gestão financeira é pagar e receber. Acabam não tendo noção de custo etc. Acreditem que comprando por 10 e vendendo por 15 ganham um lucro de 5. Só que, na verdade, as coisas não são assim.

O mercado de gestão financeira para pequenas e médias empresas é muito grande e é também extremamente carente. É claro que ainda precisamos mudar o mindset do empresário porque ele ainda sente muita dificuldade para entender os números. Neste cenário, entra uma boa empresa de contábil alinhado com uma empresa de BPO financeiro. As duas vão fazer as coisas andarem juntas e o empreendedor poderá focar no trabalho dele.

Dentro do mercado de BPO, quais são os diferenciais que o Gerenciar Agora oferece para os clientes?

Fabricio SalvaTerra: O Gerenciar Agora apresenta números reais o tempo todo, tem profissionais competentes e com expertise em gestão financeira e gestão contábil. Eles atuam com aquilo que é o mais importante de uma empresa, ou seja, cuidar do dinheiro.

O Gerenciar Agora cuida da burocracia, cuida da coisa chata, cuida dos números com uma gestão financeira eficiente. Já o empreendedor cuida de ganhar dinheiro, de vender, produzir, de fazer networking. Enfim, de fazer o que realmente gosta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar