Brasil, 20 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Número de empresas abertas cresce 17,4% no primeiro semestre, aponta levantamento

  • Escrito ou enviado por  Dino
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: freeimages.com Imagem: freeimages.com

Mudanças sociais e oportunidade são possíveis motivos para o aumento no número de abertura de empresas

Levantamento realizado pelo portal Abertura Simples, com dados oficiais da Receita Federal, apontou que houve um aumento de 17,4% no número de abertura de empresas no primeiro semestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

No primeiro semestre de 2018, a Receita Federal registrou 1.315.151 aberturas de empresas, já no primeiro semestre deste ano o número saltou para 1.545.242. Os motivos para o aumento do interesse dos brasileiros em abrir um negócio podem estar ligados tanto ao empreendedorismo por oportunidade quanto às mudanças sociais.

Empreendedorismo por oportunidade

Desde 2016, início da crise econômica, o empreendedorismo por necessidade se tornou uma realidade. Os brasileiros, por falta de emprego, recorriam ao empreendedorismo para conquistar uma renda e sobreviver.

No entanto, surpreendentemente, mesmo não havendo motivos para a mudança da situação, já que Brasil ainda conta com 13 milhões de pessoas desempregadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cenário está alterando e os brasileiros agora estão empreendendo por oportunidade.

É o que indica uma pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os dados apresentados mostram que os brasileiros estão empreendendo mais por oportunidade do que necessidade.

Em 2017, por exemplo, 59,4% empreendia por oportunidade. Em 2018, o número aumentou para 61,8%. Já empreender por necessidade caiu de 39,9%, em 2017, para 37,5%, em 2018.

Mulheres empreendedoras

As mulheres também podem ser um dos motivos para o aumento no número de empresas abertas no primeiro semestre. As mudanças sociais observadas nos últimos anos, com o avanço tecnológica e a democratização da informação, levantaram o debate sobre igualdade de gênero e fizeram com que muitas mulheres tivessem interesse em empreender por independência.

Segundo um estudo do Sebrae, o Brasil conta, atualmente, com 9,3 milhões de mulheres empreendedoras. Elas ainda representando 34% de todos os negócios do país. O cenário, apresentado pela pesquisa, de fato, vem sendo observado no setor.

O Abertura Simples, por exemplo, portal que conecta empreendedores a contadores, obteve, nos últimos dois anos, um aumento de 30% no número de acesso feito por mulheres empreendedoras.

“Identificamos, por meio do Google Analytics, um aumento de visitas realizadas por mulheres. Elas acessam o portal em busca de conteúdos de empreendedorismo”, explica Danilo Max, CMO do Abertura Simples.

Futuro das novas empresas brasileiras

O aumento do número de empresas no Brasil, com toda certeza, é algo que deve ser observado como positivo. Afinal, o empreendedorismo acarreta no desenvolvimento regional e no aumento de empregos. No entanto, os novos empresários precisam ficar atentos a falta de planejamento prévio e a gestão empresarial.

É o que alerta um estudo do Sebrae Nacional. Segundo a instituição, a falta de gestão e planejamento levam 24,4% das empresas a fecharem em menos de dois anos de existência e 50% a encerraram as atividades com menos de quatro anos.

“Muitos empreendedores acabam negligenciando também a gestão financeira da empresa e isso é algo extremamente complicado, pois ela é fundamental para manter o negócio competitivo. Nesse sentido, o Abertura Simples, além de proporcionar o serviço de abertura de empresas, também conecta empreendedores que precisam da ajuda de contadores para realizar a gestão financeira, planejamento tributário, recursos humanos etc”, finaliza o CMO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS