Bradesco Seguros inaugura sede na Zona Portuária do Rio de Janeiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paola Antunes

Mapping Especial marca o lançamento do moderno prédio, que concentra mais de três mil funcionários e colaboradores da companhia e conta com certificado internacional de sustentabilidade, ambientes abertos e bem iluminados

O Grupo Bradesco Seguros acaba de inaugurar sua sede, localizada na Avenida Rio de Janeiro, na região do Porto Maravilha. O lançamento é marcado por uma ação especial com um vídeo mapping na fachada do novo prédio – que se destaca por uma arquitetura moderna, ecoeficiência e posição privilegiada – reforça o compromisso do Grupo com a cidade onde foi fundado. A projeção reúne cartões postais da Cidade Maravilhosa, como Cristo Redentor, Bondinho e Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Praia de Copacabana, Maracanã e Sambódromo, misturados a ícones da empresa, seus produtos e serviços.

"A nova sede da Bradesco Seguros no Rio de Janeiro reflete a visão de futuro da companhia e reafirma a ligação histórica da companhia com a cidade do Rio de Janeiro, que foi o berço do nascimento do Grupo", revela Vinicius Albernaz, Presidente da Bradesco Seguros. "Prezando pela eficiência e principalmente o bem-estar dos nossos funcionários e colaboradores, a nova sede é uma oportunidade de colocar em prática a visão de futuro da companhia. Além disso, ao escolher o Porto Maravilha, o Grupo Bradesco Seguros consolida ainda mais a sua relação com o Rio de Janeiro, contribuindo para o desenvolvimento da região", completa o executivo.

O edifício de alto padrão tem 20 andares, 37 mil m² e abrigará as atividades do Grupo Segurador concentradas na cidade, que incluem as unidades da Bradesco Saúde, da Bradesco Auto/RE, além de áreas da Holding, reunindo mais de três mil funcionários e colaboradores. A nova sede tem como objetivo atender as novas diretrizes de sustentabilidade: a fachada de vidro da construção, por exemplo, foi pensada para o maior aproveitamento da luz natural. Já a frenagem dos elevadores inteligentes do prédio permite antecipação de chamada, que resulta em menor consumo de energia.

Na escolha do prédio, foram levadas em consideração características inovadoras do empreendimento, como o sistema próprio de reaproveitamento de água, inclusive da chuva, e outros mecanismos que garantem o uso renovável dos recursos naturais. A sede preenche todos os requisitos das certificações internacionais de sustentabilidade, como a Leed Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo Green Building Council dos Estados Unidos. Esse selo reconhece projetos de alto desempenho que adotam as melhores práticas na construção, fomentando medidas sustentáveis que viabilizem e promovam essa ideia na indústria, além de garantir mais conscientização, segurança e saúde dos frequentadores do prédio a partir de ambientes internos mais saudáveis, favorecendo o aumento da produtividade e a redução de custos de conservação.

Espaços Flexíveis

A modernidade e o conforto dos funcionários foram duas premissas importantes no Projeto Rio. O conceito Open Space, por exemplo, é uma forma que a Organização Bradesco tem adotado em seus novos prédios e que também já é utilizado pelo Grupo Bradesco Seguros no prédio de Alphaville (SP). Nesse modelo, as estações de trabalho ficam dispostas em mesas integradas, sem divisórias altas separando as pessoas. "Essa maior integração tende a ser bastante positiva ao propor uma atuação de cada vez mais sinergia entre os times, o que é muito positivo e enriquecedor para as experiências de todas as áreas", completa Vinicius Albernaz.

Em busca de um novo conceito de ocupação do prédio, foram realizadas pesquisas sobre as tendências utilizadas em espaços corporativos ao redor do mundo. Os squads, localizados no quinto pavimento, são resultado desse estudo. Trata-se de locais específicos de trabalho para equipes multidisciplinares. Com toda estrutura física e técnica necessária, estão preparados para receber pessoas de fora e abrigar trabalhos em projetos ágeis.

Localização e deslocamento

O projeto de uma nova sede foi motivado pelo potencial da região portuária e localização próxima às principais vias de acesso ao Rio — Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói —, garantindo mobilidade. O tema segurança também recebeu atenção especial. A seguradora montou projetos especiais com guias de serviços e segurança para contribuir com o desenvolvimento do entorno.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação multilinha em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. No primeiro semestre de 2019, o Grupo Segurador apresentou lucro líquido de R$ 3,65 bilhões, evolução de 16% em relação ao registrado no mesmo período de 2018, refletindo a melhora dos seus principais indicadores de desempenho. As provisões técnicas ultrapassaram R$ 265 bilhões, correspondentes a cerca de 25% do total do mercado segurador, e os ativos financeiros superaram R$ 300 bilhões. O total pago em indenizações e benefícios atingiu R$ 29,2 bilhões, o que corresponde a R$ 233 milhões por dia útil.

O Grupo Segurador encerrou o semestre com cerca de 25% de market share. Há 17 anos consecutivos o Grupo é apontado como Top of Mind pelo Instituto Data Folha.