Brasil,

Quer saber como conseguir um emprego agora? Veja o que é proibido fazer!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aroldo Glomb
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quer saber como conseguir um emprego agora? Veja o que é proibido fazer!

Conseguir uma vaga de trabalho é o objetivo de milhares de brasileiros! Mesmo com o recuo da taxa de desemprego no mês de junho no Brasil, o chamado desemprego de longa duração está nas alturas. De acordo com o IBGE, há 3,347 milhões de pessoas buscando uma oportunidade há mais de dois anos. Já deu para imaginar o tamanho da concorrência, não é verdade?

Para Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, o que determina uma contratação, muito além da competência do candidato, é a sua atitude no momento da entrevista.

Quer saber como conseguir uma vaga de emprego? Confira as dicas da especialista da RH NOSSA e prepare-se:

Autocontrole

Quando o candidato vai para uma entrevista, tem que ter auto-controle. Catalano explica que todos precisam guardar o nervosismo, pois, ficar batendo a perna, movendo as mãos e olhando para todos os lados vai passar uma péssima impressão: "O entrevistador vai conversar com diversos candidatos. Aquele que demonstrar mais tranquilidade já sai na frente. Nenhuma empresa quer um colaborador nervoso e ansioso."

Saiba escutar

Ainda dentro da temática do autocontrole, saber ouvir é a chave para se dar bem em uma entrevista de emprego. O candidato precisa escutar o que está sendo perguntado e responder apenas o essencial: "Vai ficar mais fácil responder o que o entrevistador perguntar. Não fique falando sem parar e não misture temas pessoais com profissionais. Se ouvir direitinho e responder apenas o que foi perguntado, as chances só aumentam."

Demonstre que você pode ser a diferença

É aquela velha história de que quem demonstra muita fome acaba fora da refeição principal. Não passe a impressão de que esta é a sua única opção: "Isso pode passar a impressão de que você não é uma pessoa buscada pelo mercado. Fale de suas habilidades e de como você já fez a diferença em outros trabalhos. Os recrutadores percebem quando o candidato diz a verdade, portanto traga informações coerentes e que te ajudem a passar uma boa impressão."

Não fale mal de onde passou

Descer o verbo nos locais por onde você tenha passado vai ser um peso muito negativo. Falar mal de antigos chefes e colegas de trabalho soterram toda e qualquer chance de ganhar uma nova vaga: "Vão te perguntar o motivo de estar desempregado, e a melhor coisa a se dizer é que houve uma reestruturação da empresa. Nunca fale mal. Neste momento relate tudo o que você fazia, como trabalhos em equipe, atividades dinâmicas, a sua pró-atividade, quais processos ajudou a melhorar e por aí vai."

Pode perguntar sobre o salário?

Claro que pode e isso demonstra interesse. Catalano entende que há ótimos profissionais que possuem um salário muito elevado devido ao seu histórico, mas para se recolocar, precisam rever esses valores: "Esteja aberto para negociar. O volume de candidatos é muito alto e se a pretensão salarial estiver nas alturas, dependendo da política da empresa, esta vaga poderá ser inalcançável . Não tem nada demais em mais perguntar sobre pacotes de benefícios, se mostrar aberto para poder negociar. Um plano de saúde interessante pode compensar um salário abaixo do que você está procurando."

Apresentação pessoal

Nunca é demais falar sobre o seu visual para este momento decisivo. Catalano lembra que a escolha da roupa vai depender do perfil do lugar: "Uma fábrica ou indústria não observam se o candidato está de terno e gravata, diferente de um escritório de advocacia. Mesmo assim, é melhor ir com uma roupa discreta. Aposte em usar calça escura, evitar tenis e escolher uma camisa mais sóbria. Tudo bem cuidado e limpo, claro. As mulheres também devem apostar em uma roupa discreta, sem muita maquiagem, sem sapato alto, cuidar da unha e deixar o cabelo arrumado. Dá uma grande diferença neste primeiro impacto."

Mostrar que conhece a empresa

Quem conseguir vencer a etapa da primeira entrevista, avança para a entrevista na empresa. Neste momento, procure saber tudo sobre este local: "Quando se tem essa informação, durante a entrevista na empresa as coisas ficam mais fácil. Mostre que você se preocupou em conhecer o seu futuro espaço de trabalho. É valioso entender os valores, quais os concorrentes, enfim, ir munido de informações."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar