Brasil,

Brasil na era da indústria 4.0: inovação para não morrer!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renniê Paro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Yago Almeida

Um dos temas que mais está em voga nos últimos meses é a Indústria 4.0. Mas o que isso significa, afinal?! Em linhas gerais, a Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial) é um conceito que engloba tecnologias de automação e intensa troca de dados, usando sistemas altamente tecnológicos, como Internet das Coisas ou Computação na Nuvem.

Por isso, vemos um forte movimento em diferentes segmentos, em todo o mundo, em busca de inovações que entreguem automações cada vez mais inteligentes e eficientes para processos já considerados arcaicos. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), há 295 startups que oferecem produtos e serviços para as indústrias no Brasil, tendo forte atuação em 22 Estados e 81 cidades.

Uma das indústrias que mais olha para o incrível mundo de possibilidade gerado pela tecnologia, é a automotiva. Principalmente com a queda no número de compras de novos carros, o forte número de adeptos da economia compartilhada (onde as pessoas não desejam mais ter um automóvel só seu) e a procura por personalização em todos os seus aspectos, vimos fábricas gigantes fecharem suas portas justamente por não entenderem (ainda) que a transformação bate à porta e é preciso escancará-la.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a expectativa para 2019 é de crescimento de 9%, com a perspectiva de comercialização de 2,86 milhões de veículos. Ou seja, há espaço para crescer e se sobressair no setor, mas é preciso inovar, de uma vez por todas.

Ao conversar com clientes da plataforma, pesquisadores do setor e até mesmo concorrentes, percebo que as aplicações do conceito de Indústria 4.0 são o futuro e devem ser consideradas de suma importância para gerar novos negócios automotivos.

Isso porque, por meio de sistemas de automação, será possível reduzir custos, controlar o chão de fábrica, integrar processos e revolucionar o uso da tecnologia dentro de cada setor, fazendo uma verdadeira conexão entre o mundo virtual e físico, gerando alta performance para os empresários e, na outra ponta, atendendo a demanda por novidades, gerada pelas novas gerações de motoristas.

O que você tem feito para fazer parte desse novo mundo automatizado?!

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar