Brasil,

É possível implementar a metodologia ágil no recrutamento e seleção das empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Tessarolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por *Maria Augusta Orofino

A metodologia ágil tem sido aplicada no RH de uma forma diferenciada, pois se mantém o conceito, mas nem todas as ferramentas e protocolos da área de tecnologia são replicados. O que importa é guiar-se pelos princípios gerais e seguir o ritmo da inovação estratégica, fazendo uso não somente dos softwares, mas da cultura que alicerça o agile. Lembrando que os métodos ágeis estão baseados em alta performance, incentivam o trabalho em equipe, aceleram entregas e promovem a auto-organização. As equipes são multidisciplinares e estão focadas em uma meta. Com isso em mente, vamos entender como funciona a metodologia ágil dentro do recrutamento e seleção.

Se, por um lado, a metodologia ágil atende às demandas complexas relacionadas ao desenvolvimento de um software, o RH utiliza as mesmas bases para responder às necessidades que estão surgindo com a mudança do mercado de trabalho. Um passo atrás do recrutamento, o incentivo e análise de feedbacks dos colaboradores permitem que o RH consiga melhorar o processo de integração dos novos contratados.

Ouvir opiniões, por exemplo, é importante para aprender sobre como o processo de contratação se deu para eles e como é possível agir diferente. Outro ponto é entender quando um novo colaborador sai da empresa após um período curto. Para isso, reunir-se com a equipe e ouvir as opiniões sobre os motivos é mais uma maneira de avançar nos processos de recrutamento e contratação.

Se forem analisados os métodos de recrutamento tradicionais, há uma disparidade entre o que é preciso e o que se obtém de resultado. Os feedbacks, por exemplo, vão por um outro caminho. As reuniões de equipe também não são tão abertas a discussões que vão além da alçada de suas áreas. Duas características que inviabilizaram o aperfeiçoamento do processo de integração de novos funcionários e o próprio recrutamento. Isso acontece porque diferente da metodologia ágil, as práticas tradicionais foram criadas para um cenário que não condiz com o que temos hoje, são ambientes previsíveis e formatos tradicionais de trabalho.

Os princípios da metodologia ágil para o recrutamento

Como na aplicação da metodologia ágil em outras áreas e para demais tarefas, é imprescindível que todos estejam na mesma página. A meta deve ser clara, as ações também. Todos precisam entender e ver o que está acontecendo, como o processo de recrutamento e seleção está se desenvolvendo. Para isso, é preciso que exista um espaço de interação que possibilite analisar as particularidades dos candidatos e entender individualmente como cada um se encaixa na proposta do cargo. Aqui, não é quantidade, mas um número razoável que possa ser mensurado e, no final, validado.

Quando a metodologia ágil é adotada, se estabelece uma ordem de ações para que exista, de fato, agilidade. Então, validar hipóteses, experimentar e mensurar, mesmo quando se está falando em recrutamento e seleção, precisam estar dentro de uma previsão. Por isso, o processo seletivo tem um tempo determinado para acontecer, garantindo que ao final todas as etapas aconteçam e ocorra uma entrega de qualidade. Com o aumento do entendimento sobre o processo seletivo, é possível fazer previsões de contratempos e adaptações. Mas, novamente, é fundamental manter a cadência.

Por fim, um ponto importante da metodologia ágil e sua utilização no processo de recrutamento é que, ao mesmo tempo que se tem um fluxo de trabalho, há uma flexibilidade para analisar o que está acontecendo e mudar. Não há nada engessado como em uma metodologia tradicional. Pelo contrário, é esperado que ocorram novas hipóteses e que seja preciso colocar em experimentação. Mantenha-se alerta para oportunidades e não tenha medo de mudar durante o processo seletivo.

*Maria Augusta Orofino é empresária, palestrante, consultora organizacional e facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior, nas áreas de Inovação, Modelos de Negócios, Design Thinking, Transformações Digitais e Organizações Exponenciais


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar