Brasil,

Automação e BPO: contribuindo para a transformação nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Régis Lima

Não há dúvidas, a transformação digital é a sensação do momento e vem influenciando na rotina de todos os setores da economia global. No universo corporativo, por exemplo, termos como Inteligência Artificial, Machine Learning, Business Intelligence, IoT, entre outros, fazem parte do dia a dia das nossas organizações.

Nesse contexto, para se ter uma dimensão desse cenário no Brasil, de acordo com o relatório Digital Business Transformation Brazil 2019, da Information Services Group, as empresas nacionais estão cada vez mais interessadas em otimizar suas operações e o relacionamento com seus clientes com o auxílio de processos de automação, armazenamento na nuvem e ferramentas de design thinking, por exemplo.

Outro dado importante foi apontado pela Brasscom, que destacou que a Transformação Digital já faz parte da realidade de 63% das empresas. Além disso, os investimentos relacionados à digitalização e automação de processos devem somar cerca de R$ 250 bilhões nos próximos três anos.

Posto isso, como esses conceitos, aliados a outros termos de inovação do âmbito empresarial, como o Outsourcing, podem influenciar, de fato, do dia a dia das nossas companhias? Neste artigo, tentarei responder essa questão. Acompanhem!

A influência do BPO no sucesso de uma organização

O Business Process Outsourcing, mesmo sendo um conceito popular há bastante tempo, tem ganhado força dentro das empresas nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Transparency Market Research, até 2024, o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14%, recebendo investimentos de aproximadamente US$ 95 bilhões.

Mais do que um simples processo de terceirização de serviços, o BPO envolve recursos externos de forma estratégica, com o objetivo de aumentar o desempenho e, consequentemente, a competitividade do negócio, podendo apoiar em diferentes setores de uma empresa, como, por exemplo, na área financeira, de TI, Logística, RH ou Contábil.

Nesse sentido, o Oustourcing tem sido uma estratégia eficiente, que tem como objetivo a redução de custos, uma vez que é possível diminuir o quadro de funcionários fixos. Além disso, a qualificação das atividades é outra vantagem, visto que a empresa passa a ter apoio de uma equipe qualificada para desempenhar as atividades terceirizadas. Outro ponto é contar com inovação, já que consultorias de BPO têm a tecnologia como aliadas para potencializar a capacidade de entrega de resultados para seus clientes.

Automação e BPO: duas forças em prol da sustentabilidade de um negócio

Para finalizar, é importante destacar que os dois conceitos têm atuado de forma expressiva dentro do ambiente de negócios, possibilitando cada vez mais sua capacidade de expansão e aperfeiçoamento com o auxílio de novas tecnologias e da Transformação Digital.

Outro ponto é que, seja a automação ou o Outsourcing, as duas estratégias trazem inúmeros ganhos para as organizações. E juntas, podem proporcionar vantagens que envolvem desde redução de custos, alta performance, organização e alinhamento de toda a equipe de uma companhia e maior competitividade diante do mercado.

Além disso, as duas estratégias são essenciais para o atual cenário de negócios global, que se torna cada vez mais disruptivo e exigente, cobrando das empresas ações estratégicas e inovadoras a altura. Com isso, é possível, por fim, tornar o ambiente de negócios cada vez mais sólido e preparado para o futuro.

*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI. Atualmente é diretor executivo na Lumen IT, sendo responsável pelas áreas comercial, financeira e de marketing da empresa.

Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, é considerada a empresa que mais cresceu no setor nos últimos dois anos, cerca de 200%. A Lumen IT, é uma empresa com foco em soluções fiscais, seja implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, entre outros. Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, tais como: ICMS, IPI e ISS, até a geração de arquivos magnéticos para todas as instâncias de fiscalização (IN86, IN100/ MANAD, CAT, Sintegra, Estados do Nordeste, ECF, etc), bem como a geração e validação dos arquivos referente ao Sped Fiscal, Sped Contábil e Sped Contribuições (Pis&Cofins). Em sua carteira de clientes constam nomes como: Dafiti, Total Lubrificantes, Serilon, Martin Sprocketer, Buscapé, Margirius, Epharma, CNova, Grupo Multi e Cinemark.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar