Trabalhar em start-ups requer algumas avaliações na hora de considerar oportunidades

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Mendes

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

A Foursales Group, pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial, preparou algumas dicas que podem ajudar os profissionais no momento da decisão

No primeiro semestre deste ano, as micro e pequenas empresas (MPE) geraram 387 mil empregos formais no Brasil. Por outro lado, as médias e grandes empresas (MGE) acumularam um saldo de somente 5,5 mil vagas.

A leve recuperação do mercado de trabalho, portanto, está sendo impulsionada pelo desempenho das MPE. Dito de outra forma, a chance de uma pessoa ter sido contratada por uma MPE, e não por uma MGE, na primeira metade desde ano é 70 vezes maior.

Essa disparidade nos números vem se repetindo nos últimos anos. Como resultado trabalhar em start-up vem se tornando uma realidade cada vez mais presente na carreira de executivos que antes viam suas probabilidades de carreira muito mais alinhadas com multinacionais e grandes empresas.Neste sentido, nota-se que poucos candidatos sabem de fato avaliar com profundidade oportunidades que surgem nessas empresas.

"Quando falamos de movimentação profissional, a recomendação é clara. Quanto mais estruturada for a sua decisão, menores os riscos de decidir mal", pondera Rodrigo Sahd, Managing Director da Foursales Group no Brasil.

Pensando nisso, a empresa procurou resumir as seis recomendações formais que seus consultores mais seniores têm dado aos executivos avaliados para compor os quadros de start-ups que são suas clientes. Confira.

- O potencial do projeto
- Os resultados das start-ups costumam gravitar na lógica do 8 ou 80, o que pode representar sérios riscos para sua carreira se você aceitar uma proposta em uma empresa com tendências a naufragar. Portanto, antes de aceitar a proposta avalie com frieza, profundidade e com ajuda especializada, se possível, os fatores estruturais do projeto e sua perspectiva de dar certo ou errado. Preste atenção, sobretudo, a três elementos principais: estágio do produto/serviço; coerência da proposta de valor; fôlego financeiro do empresário e/ou investidores.
- Seu fôlego financeiro
- Outro elemento importante a se avaliar é seu fôlego financeiro. Pela natureza do negócio, start-ups têm um ritmo de mudanças constante, o que em geral torna mais comum mudanças de gestão, fechamento de departamentos, ou seja, demissões. Falando em números, é recomendável ter uma reserva financeira de pelo menos três a seis meses do seu custo de vida antes de aceitar uma proposta neste tipo de empresa.
- Qualidade dos executivos e fundadores
- Se empresas tradicionais já dependem muito da qualidade de seus executivos para crescer, em start-ups isso é ainda mais importante. Portanto, antes de aceitar uma proposta nesse tipo de empresa tente entender se os gestores e fundadores envolvidos em sua contratação são profissionais com potencial de fazer o negócio crescer e prosperar.
- Química com o gestor direto.
- Por start-ups serem ambientes extremamente dinâmicos a tensão nos relacionamentos interpessoais tende a ser maior que a de uma empresa já sólida, o que faz com que relacionamentos frágeis fiquem ainda mais propensos a serem encerrados. Por essa razão, dedique um tempo maior para avaliar o seu nível de afinidade com seu gestor direto. Uma boa ideia para isso é marcar uma ultima conversa em um ambiente social e não na empresa.
- Nomenclatura do cargo
- Antes de aceitar a proposta em uma start-up use a prerrogativa de que é muito mais fácil conseguir influenciar a nomenclatura de uma função por lá do que em uma grande multinacional. Ter um cargo que crie coerência com sua carreira certamente vai contribuir para o seu marketing no futuro, especialmente quando se trata de projetos mais dinâmicos como os de start-ups.
- Seu momento emocional.
- Pela natureza do momento das start-ups, ao trabalhar nestas empresas não é raro passar por períodos em que terá que trabalhar finais de semana e/ou 14h por dia. Nesse sentido é recomendado avaliar com cuidado se o seu momento de vida comporta esse ritmo de trabalho e, consequentemente, dedicação emocional realmente alta. Em outras palavras, se estiver em um período de muitas mudanças ou incertezas na vida pessoal, pode ser recomendado preferir trabalhar em empresas com rotinas e expectativas mais claras e definidas.

Sobre a Foursales

A Foursales Group foi a pioneira na América Latina no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de serviços de headhunting, recrutamento de vendedores e assessment exclusivos para esse departamento, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a melhorarem os seus resultados através da otimização do seu capital humano de vendas e marketing. Acessa aqui nossas ultimas vagas de emprego.