Brasil,

Planejamento de Tesouraria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Tamdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Deniane Bezerra

A perfeita saúde financeira de uma empresa depende da correta gestão e planejamento da tesouraria, que deve aplicar práticas de administração dos recursos financeiros, isso é, que faça a administração e alocação correta do dinheiro da empresa, propiciando a maximização dos resultados do negócio.

Administrar adequadamente as finanças da empresa permite a capacidade de honrar seus compromissos, o que está interligado com a manutenção das atividades, isso é, "manter as portas abertas", além de possibilitar o crescimento dos negócios, que é um dos principais objetivos de uma organização.

Nesse sentido, o planejamento de tesouraria permite administrar os recursos financeiros para atingir esses objetivos.

Nesse artigo vamos informar o objetivo do planejamento de tesouraria, sua estrutura e como é possível obter resultados positivos para a empresa com a terceirização financeira e estratégias de gestão de tesouraria.

A Tesouraria de uma empresa

Basicamente, a tesouraria é responsável por administrar as finanças da empresa e controlar o fluxo de caixa – todo o valor que entra e que sai da empresa. Esse controle é realizado para garantir que a empresa tenha a capacidade de honrar seus compromissos financeiros e tenha saldo em caixa para atingir os objetivos da organização.

Com a correta gestão dos valores a pagar e a receber, a tesouraria consegue fazer uma projeção a fim de evitar que a empresa passe por apuros financeiros e pode até mesmo identificar quando é possível utilizar valores para investimentos e assim maximizar a lucratividade da empresa.

A terceirização financeira permite que toda a gestão dos recursos financeiros fique nas mãos de especialistas em administração e finanças. Isso permite que os sócios e administradores, que muitas vezes não possuem todo o conhecimento necessário sobre finanças, tenham foco no negócio e lide com questões que são diretamente ligadas à suas atividades.

Principais funções da tesouraria

As principais funções da tesouraria são:

- Contar a pagar: Administra todas as obrigações financeiras que a empresa possui durante o mês ou período em tempo e de forma correta. Manter em dia os pagamentos obrigatórios evita problemas com legislação e até mesmo dispêndio de valores com multas e juros.
- Contas a receber: Trata dos valores que a empresa tem direito a receber. A entrada de valores está diretamente ligada às atividades da empresa e controlar o recebimento dos valores na data e prazo corretos, evita desequilíbrio no caixa da empresa. Em alguns casos, é necessário cobrar os valores devidos.
- Cobranças: Seguindo normas legislativas, a tesouraria faz a cobrança de contas a receber. Essa função inclui a emissão de duplicatas e negociação de valores, quando necessário.
- Administração do fluxo de caixa: O fluxo de caixa faz uma projeção de possíveis entradas e saídas de valores, tendo como base os registros já realizados, e indica como será o saldo no período projetado. A função do fluxo de caixa é, basicamente, prever se em determinado período a empresa estará mantendo suas atividades e honrando seus compromissos.
- A tesouraria também analisa a necessidade de captação de recursos financeiros (tomar empréstimos) para cobrir eventuais situações de emergência ou quando se deseja investir para crescimento do negócio. Nesse caso, a tesouraria faz uma projeção dos custos desse financiamento para não prejudicar as contas da empresa devido aos custos dos juros.
- Em alguns casos, a tesouraria faz aplicação em investimentos e acompanha toda a movimentação do capital.

Como a tesouraria é a responsável pelo dinheiro da empresa, a terceirização financeira conta com profissionais capacitados para estar à frente dessas funções e evitar prejuízos financeiros, que podem até mesmo acarretar na falência do negócio.

Objetivo do Planejamento de Tesouraria

Planejar consiste em criar e desenvolver antecipadamente caminhos e ações que levem a um objetivo, de forma organizada e estratégica. Também tem a função de perceber possíveis riscos e incertezas e minimizar, ou até mesmo evitar, os seus efeitos negativos através de práticas e medidas eficazes antes

Sabendo das funções e toda a importância que tem a eficiente gestão de tesouraria, é importante que todas as ações sejam planejadas e aplicadas de forma estratégica, garantindo resultados positivos e também prevendo possíveis situações emergenciais, que quando corrigidas em tempo hábil, não afetam a saúde financeira da empresa.

Uma eficiente gestão de tesouraria é capaz de traçar estratégias de curto, médio e longo prazo, e alinhar todo o controle aos objetivos da empresa para esses períodos.

Saber antecipadamente as ações que a empresa tomará e quais precisam tomar, permite visualizar e criar um cenário que seja positivo para a empresa, que mantenha suas atividades em funcionamento e sua capacidade financeira sempre favorável.

Dessa forma, o planejamento de tesouraria é uma excelente ferramenta para a tomada de decisões.

Que tipos de empresa necessitam de Planejamento de Tesouraria

Planejar, organizar e controlar as finanças da empresa é indispensável para qualquer tipo e tamanho de negócio e de qualquer segmento. Pequenas, médias e grandes precisam ter bem definidas as práticas de administração de recursos financeiros para garantir a capacidade de honrar seus compromissos, manter suas atividades e obter sucesso futuro. Uma empresa de terceirização financeira garante essas funções de forma eficiente.

Quando ações necessárias para uma eficiente administração de recursos for empregada no negócio, esse poderá prever e decidir com mais clareza como atingirá seus objetivos.

Estratégias e ações corretivas do Planejamento de Tesouraria: saia do vermelho

O ideal é que não se espere ficar tarde para reaver o controle das finanças da empresa e traçar um planejamento para sair de situações emergenciais, onde a saúde financeira da empresa está seriamente comprometida, correndo o risco de até mesmo fechar as portas.

Se isso acontecer, o quanto antes a forem adotadas estratégias para reverter essa situação, vai favorecer os negócios e as finanças da empresa.

A tesouraria pode avaliar a necessidade de empréstimos, negociação com credores ou mesmo economia de recursos para encontrar soluções e medidas corretivas para as finanças.

Sobre a Vibratto

Referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil, a Vibratto possibilita que empreendedores em estágio inicial comecem suas operações com o gerenciamento de contas a pagar, receber, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa e cobranças já organizados e alinhados. A empresa oferece soluções customizadas para clientes dos mais diferentes perfis com confiabilidade e segurança a valores acessíveis. Acesse vibratto.com.br/ e saiba mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar