Brasil,

Empresas devem investir na governança de dados para ter sucesso com analytics, aponta Minsait

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empresa de transformação digital da Indra mostra que a análise de dados é o primeiro passo para a inteligência de dados das companhias, mas somente a governança dos processos traz resultados duradouros e eficientes em termos de negócios

A análise avançada de dados está sendo aplicada em vários setores como uma tendência, mas, apesar disso, nem todas as empresas conseguem obter resultados tão satisfatórios quanto esperavam devido à falta de controle sobre esses processos. Um estudo realizado pela Harvard Business Review com 75 empresas no ano passado mostrou que apenas 3% delas tinham padrões básicos de qualidade de dados – o que traz um impacto significativo para tomar decisões estratégicas de negócio.

De acordo com a Minsait, uma empresa Indra, isso acontece porque muitas empresas ainda acreditam que a análise avançada de dados é a chave para fornecer insights de qualidade, em vez de dar um passo atrás e investir em uma governança de dados eficaz. “É necessário ir além do analytics e construir sistemas baseados em algoritmos, capazes de estabelecer as regras com as quais se deve trabalhar com os dados, para que, então, seja possível adaptar essas informações para o que as áreas de negócios necessitam”, afirma Wander Cunha, head da Minsait no Brasil.

Os benefícios com essa estratégia são variados. Ao adotar processos baseados em algoritmos, empresas podem processar informações com mais agilidade e tomar decisões mediante a capacidade acelerada de classificação, previsão, simulação e otimização de atividades.

Para chegar a esse resultado, a Minsait aponta quatro passos essenciais aos quais as empresas devem prestar atenção:

- Automatização

Ter conhecimento sobre a automatização usada no ambiente organizacional. É frequente ver processos automatizados – a compra e venda de ativos no mercado de ações, em que se realizam operações simultaneamente são exemplos disso –, mas o conhecimento acerca da tecnologia usada para tomar essas decisões geralmente está menos controlado por parte da organização. Como consequência, esse tipo de inteligência pode ser aplicado de forma a gerar um resultado pobre para o negócio ou, pior ainda, afetá-lo negativamente.

- Sistemas de aprendizagem contínua

Os modelos de inteligência artificial na organização devem estar bem documentados e sistematizados, sendo essa tarefa tanto da parte estratégica como da área de Negócios da companhia. A Minsait pontua a necessidade de sistemas “Always on”, sempre identificando novas ameaças ou oportunidades, gerando dinamismo às empresas.

- Segurança no uso dos dados

É fundamental ter um controle sobre os dados com os quais se está lidando: de onde vêm e para que são usados. Esse controle deve ser decidido em duas fases: a primeira, ao estabelecer filtros adequados que vão determinar os dados a serem coletados, respeitando a regulação corporativa e, a segunda, na descrição da informação obtida.

- Tirar valor financeiro dos dados

Depois de reunir os dados, é fundamental ter em mente o impacto financeiro que podem gerar para a empresa. Uma governança adequada de dados pode trazer sistemas integrados, capazes de diminuir prazos de desenvolvimento de novos produtos, aumentar a produtividade, ente outros, realizando uma economia de custos representativa.

Além disso, empresas que conseguem gerar valor a partir da análise de dados são consideradas mais rentáveis. “Nos últimos cinco anos, houve cada vez mais distância nos valores de empresas que usam uma governança de dados eficaz para as que não usam. Isso porque a aplicação da tecnologia se transforma numa filosofia de gestão da empresa, agregando mais valor ao seu nome”, finaliza Wander.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 6.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2017, a receita da Indra foi de 3.011 milhões de euros, conta com 40.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar