Brasil,

Aspectos da MP 892/2019 que estabelece a forma eletrônica das publicações empresariais obrigatórias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lorena Oliva Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aspectos da MP 892/2019 que estabelece a forma eletrônica das publicações empresariais obrigatórias

No último dia 06 de agosto foi publicada a Medida Provisória nº 892/2019, que altera a Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/1976) para determinar que as publicações empresariais obrigatórias passem a ser feitas em meio eletrônico.

As publicações das companhias abertas deverão ser feitas no sítio eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e nos próprios endereços das empresas na internet.

A alteração promovida pela MP atende a uma antiga necessidade das companhias, especialmente as de menor porte, de que as publicações obrigatórias não precisem mais ser feitas por meio de jornal físico, dado os altos custos envolvidos. Além disso, a publicação eletrônica garante maior publicidade aos atos e informações das companhias, resguardando de forma mais apropriada os interesses de todos os seus stakeholders.

Não obstante a evidente importância do tema, não há urgência ou relevância que justifique a edição de Medida Provisória para regular a questão, pelo contrário, trata-se de uma discussão antiga que deveria ser disciplinada por meio de umprocesso legislativo ordinário, com a participação indispensável do Poder Legislativo.

Isso porque, embora a MP seja um instrumento que tenha força de lei e produz efeitos imediatos, sua transformação em lei depende da aprovação do Congresso Nacional no prazo de até 120 dias contados de sua publicação, sob pena de perda da eficácia.

Até lá, cria-se um ambiente de instabilidade e insegurança jurídica diante do risco de a MP não ser convertida em lei. O modo inapropriado como a regulamentação foi concebida fica confirmado pelo dispositivo que condiciona a eficácia da medida à publicação de atos da CVM e do Ministério da Economia, o que contraria o caráter de urgência pretendido.

Cumpre ressaltar que, enquanto não houver regulamentação pela CVM e pelo Ministério da Economia, as antigas regras continuam em vigor e, se não respeitadas, as companhias poderão ter a validade de seus atos questionada judicial ou administrativamente.

Se convertida em lei, a MP 892 contribuirá para a redução significativa de custos relativos à constituição e manutenção das sociedades anônimas, com a substituição das publicações em jornais impressos pela divulgação no ambiente virtual, ampliando o acesso às informações das companhias e simplificando a sua rotina administrativa.

Embora a matéria objeto da Medida Provisória 892 seja de grande interesse das sociedades anônimas, defeitos em sua concepção poderão prejudicar a sua conversão em lei, retardando um importante avanço que a Lei das S.A. necessita incorporar desde a popularização da internet como o principal ambiente mundial de acesso à informação.

Autores: Gustavo Pires Ribeiro e Ana Claudia Pereira Silva Lechakoski são sócio e advogada da Área Corporativa do Marins Bertoldi Advogados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar