Brasil,

Criatividade na elaboração de currículos abre portas para quem está à procura de emprego

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcio Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em tempos de recessão, candidatos que apresentam um currículo criativo podem se destacar em meio à multidão

Quem tem experiência em entrevistas de emprego, sabe que um bom currículo chama a atenção e pode ser um diferencial durante o processo seletivo. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, no segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego ficou em 12%, totalizando 12,8 milhões de brasileiros em busca de recolocação ou mesmo de um primeiro emprego. Então como se destacar em meio à multidão, tornando-se um candidato interessante para o mercado de trabalho? A resposta está nos currículos criativos.

As habilidades adquiridas pela formação acadêmica e também pela experiência, ainda continuam a ser importantes em um currículo. Porém, em um mundo com números crescentes de desemprego e de tecnologias que automatizam de modo crescente diversos setores, as organizações têm valorizado muito as chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, e em algumas seletivas essas habilidades podem até mesmo superar em importância as chamadas hard skills, ou habilidades técnicas.

Para se ter ideia, o Relatório de Tendências Globais 2019, publicado pelo Linkedin, revelou que 92% dos profissionais de recrutamento e contratação concordam que os candidatos com fortes habilidades comportamentais são cada vez mais importantes dentro das corporações. Desse modo as organizações têm prezando, cada vez mais, pela criatividade na elaboração e apresentação do candidato, por meio de um currículo criativo, seja no design ou no uso de infográficos, até o formato, como um vídeo-currículo.

Para o CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, o currículo não só é uma forma de comunicação verbal, como também não verbal. "Além das informações escritas em seu currículo, que são as verbais, há também o visual e o formato, consideradas não verbais, mas que também podem dizer muito sobre você ao recrutador. Desde a escolha de cores, tipografia, até a disposição das informações". A seguir, confira alguns pontos que podem te ajudar a elaborar um currículo criativo.

Planeje antes de fazer

Tire um tempo do seu dia, em um ambiente calmo e tranquilo, com lápis e papel na mão, e pense em toda sua trajetória profissional, mesmo que esteja iniciando. Pense em suas experiências e habilidades e como quer mostra-las. É importante levar em conta tanto o seu estilo pessoal, sua personalidade, quanto o perfil da empresa, da área ou da profissão para as quais irá direcionar o seu currículo. A identidade visual do currículo passa a ser uma amostra da sua própria identidade.

Mude o visual

Se preferir enviar seu currículo de forma impressa ou por e-mail, tente sair do básico, como texto em cor preta no fundo branco. Faça alterações no design como mudar a cor de fundo, mudar a cor e a fonte do texto, de forma que fique legível e, ao mesmo tempo, descolado. A escolha das cores pode dar uma pequena amostra ao recrutador sobre sua personalidade, por exemplo, o vermelho está associado ao espírito de liderança, vitória e energia. Inserir infográficos que ilustrem suas habilidades e o nível delas, além de inserir ícones ou figuras que as representem também é uma forma de chamar a atenção do recrutador e mostrar sua criatividade.

Inove no formato

Um jeito inovador de evidenciar suas soft skills está na escolha do vídeo currículo. Para optar por este formato é importante escolher um bom local de gravação, uma boa câmera, criar um roteiro para direcionar o discurso e a postura, além de ser o mais claro e objetivo possível em até 3 minutos de gravação. Entre os benefícios de um vídeo currículo estão a possibilidade de inovar na abordagem, seja na escolha de um cenário diferente, seja na edição criativa do vídeo, além da otimização do processo seletivo, adiantando algumas etapas e permitindo que mais candidatos de outras cidades possam participar.

Sobre a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação

Há 34 anos, a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação prepara profissionais para se destacarem no mercado de trabalho por meio de treinamentos de alta performance, ministrados nas áreas da comunicação, liderança, desenvolvimento organizacional e relacionamento com o cliente. Unindo tradição e inovação, em sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e desenvolveu mais de 500 projetos para as maiores empresas do Brasil. Além dos treinamentos, a Passadori oferece orientação profissional por meio de sessões de coaching e realização de palestras com Reinaldo Passadori, um dos maiores especialistas do Brasil nesse segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar