Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

ACMinas realiza mais um encontro do Conselho Empresarial de Seguros

  • Escrito ou enviado por  Wesley Figueiredo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ACMinas realiza mais um encontro do Conselho Empresarial de Seguros

Gestão de Riscos e Seguros Cibernéticos frente a evolução tecnológica e a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foram temas abordados durante o evento

ACMinas promoveu na tarde da última quarta-feira (14), na sede da entidade, a terceira reunião do ano do Conselho Empresarial de Seguros. Profissionais do setor jurídico, do mercado segurador e de empresas compartilharam de forma prática, os processos de avaliação, identificação, mitigação e transferência dos riscos cibernéticos.

Na pauta, a gestão de riscos em seguros cibernéticos frente a evolução tecnológica e a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Lei que vai disciplinar o uso, proteção e transferência de dados pessoais no Brasil. O presidente do Conselho Empresarial de Seguros, Sérgio Frade, abriu o debate destacando que a falta de conhecimento sobre o tamanho e os impactos dos riscos cibernéticos são muito complexos e todos precisam se preparar para o que virá. “Não basta uma simples apólice de seguros. É necessário conhecer profundamente todas as condições de cobertura dos seguros oferecidos”.

Franco Maziero, advogado da Moura Tavares, Figueiredo, Moreira e Campos Advogados detalhou os principais pontos da LGPD, as multas e sanções previstas na lei e a necessidade no âmbito geral das empresas de revisar todos os processos de controle. Franco enfatizou que o risco eminente de ser alvo de crimes cibernéticos precisa ser gerenciado e controlado pelas organizações públicas e privadas. Landulfo de Oliveira Ferreira Jr, Advogado, sócio do Abdalla Landulfo Sociedade de Advogados apresentou os aspectos jurídicos dos contratos de seguros. Para Landulfo, fazer a gestão da segurança cibernética é hoje uma prioridade em duas frentes de ação. A primeira é a gestão técnica de sistemas, estrutura digital, firewalls, hábitos de uso e sites seguros (cadeados). Outra frente é a jurídica: uma política de governança que inclua a segurança digital é um ponto de partida para que as empresas se protejam em termos legais. As apólices de seguros preveem regras de controle dos sistemas e a cobertura está vinculada aos meios protecionais.

Elaine Matozinhos, gerente da AIG Seguros destacou as condições de coberturas e mercado foco. A apólice do Cyber Edge® – nome do produto da AIG – cobre reclamações de terceiros por perdas sofridas como resultado de um “cyber evento” e também os prejuízos do próprio segurado, mediante casos específicos. A cobertura do segurado aplica-se aos custos diretos de uma empresa para responder a uma falha de violação de privacidade ou segurança, tais como os custos de notificação, os custos de relações públicas incorridas para atenuar os danos à reputação da empresa, investigações forenses, consultas jurídicas e monitoramento de crédito ou identidade para as pessoas ou empresas que tiveram seus dados violados. “Trata-se de um seguro que não se limita apenas à proteção contra os riscos, mas sim uma solução abrangente para o gerenciamento da exposição cibernética de uma empresa”, destacou, Matozinhos. Felipe Rodriguez Grossi Cavalcante, superintendente da Zurich Seguros apresentou os principais diferenciais que a Zurich Seguros oferece. O Zurich Proteção Digital foi desenvolvido para ajudar empresas a minimizar os impactos de reputação que decorram de uma falha de segurança ou de um acesso não autorizado aos dados da empresa ou até de uma divulgação não autorizada de informação confidencial. oferece cobertura a terceiros e ao segurado e reembolsa custos decorrentes de uma falha de segurança. Está inclusa a cobertura responsabilidade civil, por atos de violação e privacidade, cobre custos de defesa, procedimentos regulatórios, responsabilidade civil na mídia e internet, substituição ou recuperação de ativo digital decorrentes de corrupção ou destruição causada por uma falha de segurança. De acordo com Felipe Cavalcante, o seguro da Zurich está totalmente adaptado à LPDG e cobre inclusive lucros cessantes de terceiros prejudicados.

O presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz, que participou da reunião, enfatizou a importância dos conselhos empresariais da ACMinas. O intercâmbio e compartilhamento de informações e experiências são fundamentais para o aprimoramento da gestão empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS