Brasil,

Entender para investir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entender para investir

* Por Leonardo Farah

Neste meu novo ciclo profissional diante de uma empresa que além de tecnologia, entrega uma consultoria prévia a estes investimentos, tenho entendido claramente o valor de uma empresa investir primeiro no entendimento do que de fato precisa, para depois investir em tecnologia.

Atualmente com o leque de soluções disponíveis (e são muitas), o desafio do gestor de tecnologia de uma empresa de médio e grande porte passa a ser o de identificar o que de fato realmente é prioritário em termos de soluções tecnológicas. E ainda acompanhar as definições estratégicas da empresa: as reais e não as “paliativas”. Em suma, é entender as necessidades das diversas áreas de negócios, que “em princípio” parecem “vitais”.

Fazer um assessment anterior a qualquer decisão de investimento passa a ser algo fundamental em uma era de transformação digital, onde aparentemente tudo é necessário. Mas não é bem assim.

Deve haver um desenho anterior, de um mapa completo da “arquitetura ideal de médio e longo prazo” em termos de tecnologias “core” e complementares. Assim como em uma casa, todos os componentes serão construídos para que se tenham uma obra final. Mas em uma construção ou reforma, não começamos pela pintura ou pelos móveis, por mais que sejam extremamente essenciais para o resultado final.

Entender para investir é algo que tenho visto muitos gestores fazendo nesta corrida por novas tecnologias. É a famosa expressão “dar um passo para trás, para depois dar dois passos à frente”.

Buscar uma lógica que faça sentido no cronograma de investimentos, estratégias e prioridades é fundamental para gerar um roadmap seguro, consistente e de implementação contínua.

Um assessment leva um período curto, quando comparado a um erro longo, e pode ainda gerar uma enorme economia.

O profissional líder pelo assessment conversa com os times demandantes, com TI, com finanças e com os executivos sêniores da empresa. Consegue ainda clarificar para a organização quais pontos são as bases para o projeto de longo prazo e quais deveriam ser priorizados em curto e médio prazo. Faz também uma conexão com as tecnologias já empregadas de forma a aproveitar os investimentos realizados, apenas reorganizando-os frente ao novo “Mapa Estrutural de Tecnologia”.

Ao longo destes anos de tecnologia posso afirmar com certeza, que vale a pena entender para investir.

Leonardo Farah é atualmente COO LATAM da Keyrus, multinacional francesa líder em implementação de soluções de Data Intelligence, Digital Experience, Management & Transformation.

Sobre a Keyrus

A Keyrus é um player internacional com mais de 23 anos de experiência na área de consultoria e tecnologia, presente em 20 países com mais de 3200 funcionários. Auxilia as empresas a extrair todo o potencial dos Dados e Experiência Digital, para aumentar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novas alavancas de crescimento, competitividade e sustentabilidade. Colocando a inovação no centro da sua estratégia, a Keyrus possui uma proposta de valor única no mercado, centrada em uma oferta inovadora baseada em uma combinação de três áreas de conhecimento principais e convergentes:

· Data Intelligence

Data Governance & Data Science, Advanced Analytics & Big Data – Smart BI – Information Management – EPM

· Digital Experience

Innovation & Digital Strategy – Digital Marketing & CRM - Digital Commerce - Digital Performance – User Experience

· Management & Transformation Consulting

Digital strategy & Innovation – Digital Transformation – Performance Management – Project Support


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar