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Dicas práticas para vender mais nas redes sociais como autônomo

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Foi-se o tempo em que um empreendedor precisava gastar uma fortuna com panfletos, outdoors e vinhetas de rádio. O modo de fazer publicidade mudou, e a internet tem democratizado as formas de divulgação de produtos e serviços. Por isso, planejamento e foco são palavras de ordem para vender mais nas redes sociais.

Uma pesquisa mostrou que 73% dos consumidores são impactados pela presença digital de uma empresa e 77% são influenciados pelo marketing nas redes sociais.

Foi-se o tempo em que um empreendedor precisava gastar uma fortuna com panfletos, outdoors e vinhetas de rádio. O modo de fazer publicidade mudou, e a internet tem democratizado as formas de divulgação de produtos e serviços. Por isso, planejamento e foco são palavras de ordem para vender mais nas redes sociais.

Atualmente, as maiores redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram são canais para criação dos mais diversos conteúdos. A presença e a atuação de uma marca ou empresa nas redes sociais são comportamentos muito observados pelos consumidores. Uma pesquisa mostrou que 73% dos consumidores são impactados pela presença digital de uma empresa.

Nesse sentido, o termo marketing digital surgiu para agrupar estratégias que visam o crescimento da marca no meio digital. Em se tratando de mídias sociais, o termo é ainda mais específico: marketing de social media.

Porém, com qualquer plano de desenvolvimento digital, o marketing de social media requer uma abordagem estratégica baseada na análise de tendências.

Quais as tendências do marketing de social media?

De modo geral, as empresas investem dinheiro na coleta e armazenamento de informações. No entanto, nem todas se dedicam com atenção à análise de dados para chegar a um melhor posicionamento no mercado.

A análise de tendências de mercado ajuda a reduzir riscos e minimizar prejuízos. Pesquisas recentes mostram dados relevantes, como:

Quase 70% dos brasileiros têm acesso à internet;
77% dos brasileiros são influenciados pelo marketing digital nas redes sociais;
25% das empresas dizem que a falta de conhecimento é o fator que impede a atuação nas redes sociais;
62% das empresas dizem que as redes sociais têm um papel significativo para gerar resultados;
85,3% das marcas dizem estar nas redes sociais para aumentar a visibilidade online. Por outro lado, 64,8% buscam interagir com o público;
44,4% das empresas do país postam em redes sociais com uma frequência média que varia de 1 a 3 vezes na semana;
Imagens e gifs estão no topo (88%) dos conteúdos desenvolvidos por empresas brasileiras para redes sociais.
Como vender mais nas redes sociais?

Criar conteúdo relevante

Diante de tantos dados reveladores, um empresário ou profissional autônomo precisa colocar em prática algumas condutas. A primeira delas é investir na produção de um conteúdo relevante para o consumidores em potencial.

Afinal, com tanta informação disponível online, uma marca precisa ter um conteúdo diferenciado para se destacar da concorrência. O importante é oferecer informações consistentes e relevantes, mesmo que não tenha uma propaganda direta.

Montar um planejamento

O marketing de conteúdo é outra expressão que ganhou força com a expansão das redes sociais. Ele engloba textos, imagens, infográficos e vídeos.

Diante desse conceito, é preciso elaborar um planejamento de atuação nas redes sociais. Pode-se começar com um cronograma semanal de postagens, um plano de interação com seguidores e criação de categorias para os blog-posts.

Não perder o ritmo

Não é difícil ver empresários que, com o tempo, simplesmente param de dar atenção ao marketing de social media. Por isso, é muito importante assumir o compromisso de não deixar as redes sociais morrerem.

É fundamental seguir à risca o planejamento e, se possível, ampliar a atuação das estratégias quando as redes começaram a crescer.

Divulgar feedbacks de clientes

Para uma empresa continuar competitiva, a evolução tem que ser constante. Nesse sentido, o retorno dado pelo cliente pode ser divulgado para criar uma boa imagem nas redes sociais.

Em alguns momentos, o feedback pode ser positivo. Em outros, pode chegar sob a forma de críticas, reclamações e sugestões de melhoria. Ambas maneiras são úteis para mostrar a melhoraria do produto ou serviço.

Participar de grupos de discussão

Os grupos e comunidades nas redes sociais são locais onde pessoas com interesses em comum estão reunidas. Dessa forma, esses canais surgem como oportunidades de divulgação de produtos para uma audiência segmentada.

Por isso, a procura por grupos relacionados ao produto de uma empresa é fundamental para atrair atenção da audiência.

Conhecer o público-alvo

A participação ativa em fóruns e debates ajuda a entender quem é de fato o público-alvo e também as necessidades deles. São oportunidades para divulgação direta, mas também para pensar em outros conteúdos e lançamentos de novos produtos.

O ideal é estabelecer uma conversa com sua persona e avaliar quais os problemas e dores que ela enfrenta. A partir daí, o empreendedor pode apresentar a solução que, no caso, é o que ele tem a oferecer.

Utilizar ferramentas de gestão

Para uma estratégia de divulgação bem sucedida, é necessário estar presente nas mesmas redes que o público-alvo está.

Nesse sentido, existem ferramentas de gestão de mídias sociais para facilitar o trabalho de acompanhamento de todos os canais. Essas ferramentas ajudam a monitorar as menções de uma marca, responder dúvidas de usuários e agendar novas publicações.

A automatização da presença online poupa tempo, economiza esforços e contribui significativamente para vender mais nas redes sociais.

Ficar de olho no mobile

Os smartphones estão em todo lugar e, segundo pesquisas, é a fonte de compra de metade dos brasileiros. Por isso, é preciso considerar o aspecto responsivo do conteúdo. Isso quer dizer que todo o conteúdo deve ser adaptado para as telas reduzidas e aos processadores dos aparelhos.

Imagens ou vídeos muito grandes podem ser simplesmente ignorados por não carregarem nos celulares dos clientes.

Fazer parcerias

Contar com parceiros é sempre uma oportunidade para trocar conhecimentos e vender mais nas redes sociais. No ambiente digital, as parcerias podem ser feitas sem necessariamente envolver dinheiro.

Nesse sentido, é possível mencionar e ser mencionado por parceiros em publicações. Dá até para criar um conteúdo coproduzido por duas marcas que se complementam em um determinado objetivo.

Usar a criatividade!

Nesse momento em que deseja vender mais nas redes sociais, um empreendedor precisa exercitar a criatividade. Afinal, engajamento vale ouro. Concursos culturais e sorteios podem atrair mais seguidores e compartilhamentos. Vale até entrar na onda dos memes e produzir conteúdos bem-humorados.

Esse e-book traz mais informações sobre fidelização de clientes.


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