Brasil,

Será o fim dos formulários de inscrição? O Chatbot promete revolucionar a captação de alunos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para fazer frente ao abandono de formulário de inscrição para o vestibular: tecnologia! Essa é a aposta de uma empresa que investiu no desenvolvimento de um chatbot para o substituir os maçantes formulários e captar mais alunos.

Em média, 70% dos prospects - dos nossos mais de 40 clientes, abandonam os formulários de processos seletivos antes de finalizarem suas inscrições.

O abandono de formulários é um problema recorrente para quem trabalha com Marketing Digital. Mas isso está mudando, o mercado de captação de alunos passará, nos próximos meses, por uma verdadeira revolução nessa área.

Pelo menos é o que uma empresa especialista em captação de alunos com o uso de tecnologia, Mkt4Edu, acredita. E está, neste momento, preparando o terreno para o que, segundo eles, está por vir. Para isso, se juntou à maior ferramenta de chat do mundo, Drift, na tentativa de mudar o cenário atual dos formulários abandonados.

Para entender de qual revolução estamos falando e como essa parceria pode influenciar nos processos de captação de alunos das faculdades e universidades do Brasil, é só seguir a leitura.

Por que os Chatbots são tão importantes?

De acordo com a análise da Gartner, uma respeitada empresa de consultoria, até 2020 85% das demandas dos clientes será atendida sem participação humana. Isso impõe um grande desafio para as empresas de todos os setores: quem não se atualizar, ficará para trás.

Um dos grandes aliados na conversa com os clientes, principalmente com pessoas mais jovens, são os Chatbots. Eles podem estar presentes nas redes sociais e no site da companhia.

Dessa forma, a geração que está sempre conectada tem mais uma facilidade para entrar em contato com a empresa, tirar suas dúvidas e tomar uma decisão.

Os Chatbots são assistentes de atendimento que funcionam no modelo de múltipla escolha. Eles respondem às dúvidas dos clientes com base nas respostas que são dadas. Assim, a empresa, ou Instituição de Ensino (IE), pode colocar essa ferramenta para atender da forma que mais combine com seus objetivos.

É aí que entra a Drift. Como ela é a maior plataforma de Chat do mundo, as funcionalidades dos seus bots podem impulsionar os resultados de uma Instituição de Ensino, melhorando a captação de novos alunos.

Qual é o cenário atual dos formulários para captação de alunos?

Com uma vasta experiência na prestação do serviço de Marketing Digital para a área da educação, o CEO da Mkt4edu, Gustavo Gonçalves, acredita que toda essa inteligência de mercado adquirida pode ser usada para otimizar o processo de captação de alunos e garantir mais matrículas. “Dentre as várias informações coletadas das operações que coordenamos, uma chamou atenção: em média, 70% dos prospects - dos nossos mais de 40 clientes, abandonam os formulários de processos seletivos antes de finalizarem suas inscrições.”

Esses números sinalizam que os formulários de captação de alunos não convertem da forma como deveriam. Então, o que pode ser feito? Ainda de acordo com o Gustavo, a resposta é simples: “é preciso sair dos formulários e procurar outras alternativas.”

De fato, não há como negar que o público ingressante no ensino superior mudou. E as técnicas e os métodos empregados para conquistar novos alunos também precisam se atualizar. Dentro deste contexto, os formulários têm se mostrado pouco atrativos para um público já habituado ao ambiente tecnológico atual.

“Os formulários de inscrição não são interativos, não resolvem os problemas do lead e podem ser muito massantes para uma geração que já nasceu em um mundo cheio de tecnologia e inovação. Além disso, a escolha de um curso superior, seja uma graduação ou uma pós, é uma decisão importante. Logo, o estudante pode querer tirar dúvidas, se informar sobre algum assunto ou conhecer melhor a Instituição de Ensino antes de encerrar sua inscrição.” pondera o CEO da Mkt4edu.

Será possível captar alunos sem usar formulários?

Diante desse cenário, o investimento em tecnologia parece um caminho óbvio. E, dentre as ferramentas usadas atualmente, o Chatbot é um forte candidato para responder a essa demanda.

Por serem programáveis e interativos, os bots podem conversar com as pessoas, tirar dúvidas, dar sugestões e orientar cada decisão. A ideia por trás da tecnologia é a de trazer para o estudante a sensação de estar sendo acompanhado por um consultor ao longo de todo o processo de inscrição.

Isso deixaria todo o processo mais fluido, moderno e acessível. Somado a isso, de acordo com os desenvolvedores da ferramenta, as integrações do Chatbot permitiriam a captura de informações da mesma forma como já acontece hoje, mas sem aquela estrutura rígida dos formulários atuais.

Se a previsão da Gartner estiver correta, até o ano de 2020 essa ferramenta será a principal forma que os clientes utilizarão para interagir com as empresas e Instituições de Ensino. A pergunta que resta é: quem vai sair na frente?

Para mostrar eficiência dessa nova forma de captar alunos e gerar matrículas, a Mkt4edu desenvolveu um protótipo que simula uma inscrição via chatbot com geração de boleto. Se você ficou curioso, dá uma conferida no protótipo que eles desenvolveram para testar essa nova ferramenta e sinta o gostinho do que vem por aí.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar