Em meio à crise educacional brasileira, MBA no exterior garante exigências de mercado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Motta

O mercado brasileiro de educação internacional cresceu 20,46% em 2018, movimentando um total 1,2 Bilhão de dólares.

No final de abril, o Ministério da Educação anunciou o contingenciamento de parte do orçamento das 63 universidades e 38 institutos de ensino federais, que incidiu sobre os gastos não obrigatórios (como pesquisas, água, luz e obras). A medida foi justificada pela falta de receita da União. De acordo com a Associação dos Reitores das Universidades Federais, esse é o maior bloqueio de recursos desde 2014 e as consequências têm sido sentidas em todo o país.

Chama atenção o fato de que a procura de brasileiros por um diploma internacional cresceu 20,46% em 2018. O número aumentou de 302 mil para 365 mil estudantes no período, movimentando um total de 1,2 bilhão de dólares, mesmo em um ano de crise econômica e política. Os profissionais perceberam que investir em educação no exterior em meio às instabilidades nacionais traz vantagens não só para suas carreiras, mas também para suas vidas pessoais.

Em um mundo cada vez mais globalizado, o mercado está modificando progressivamente suas exigências. O sucesso no trabalho, antes muito atrelado apenas à formação do profissional, hoje depende amplamente de sua capacidade de aplicar as chamadas soft skills.

Essas competências comportamentais, trabalhadas na maioria dos cursos de MBA, definem a forma com que um funcionário, gestor ou empreendedor lida com as emoções no ambiente profissional - algo que tem ganhado cada vez mais relevância em um mundo em que competências operacionais são facilmente replicadas por máquinas e o humano se destaca por suas qualidades sociais.

À medida em que cresce a procura por empregos no país, aumenta também a busca por especializações internacionais como diferenciais. Sendo assim, é inegável a importância atribuída à experiência fora do Brasil. O inglês, antes complementar ao currículo, passou a ser essencial, e um período de vivência no exterior virou chave para abrir portas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade da Califórnia, 97% das pessoas que já estudaram no exterior conseguiram um emprego em até 12 meses após a graduação, por outro lado, apenas 49% dos entrevistados que não tiveram essa vivência fora conseguiram entrar no mercado de trabalho no mesmo período.

O MBA no exterior prepara profissionais flexíveis, criativos e dinâmicos, capazes de se comunicar com diferentes nacionalidades, de compreender leis e regras multinacionais e de se adaptar a situações difíceis, aprendendo a lidar com desafios.

Do ponto de vista financeiro, de acordo com a Harvard Business Review, o impacto do MBA nos salários acumulados ao longo de uma carreira de 30 anos é de mais de 3 milhões de dólares.

Outro benefício da experiência internacional é a ampliação do networking, seja com professores, alunos ou moradores da cidade. Além de ampliar os conhecimentos em sua área de atuação, o contato pode gerar boas indicações e parcerias futuras.

Se você tem interesse em cursar um MBA fora do Brasil e já está pesquisando opções, o The MBA Tour - evento gratuito que acontece no dia 17 de agosto em São Paulo e dia 19 do mesmo mês no Rio de Janeiro - é uma grande oportunidade para conhecer os programas a fundo. Durante o cronograma, você poderá entrar em contato com os diretores de admissão de algumas das melhores universidades de negócios do mundo e saber tudo sobre o processo de recrutamento e a cultura das instituições.

Inscreva-se no link: thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

The MBA Tour - São Paulo