Brasil,

Como melhorar a gestão de pagamento recorrentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayane Ippoliti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Patrick Negri, CEO da iugu

Quem atua como lojista online e oferece modalidades recorrentes de pagamentos aos clientes, certamente, enfrenta desafios diários para manter a satisfação e fidelização. Então, é muito importante fazer uma análise de como anda a gestão de pagamentos recorrentes da sua empresa.

Quando a gestão de pagamento recorrentes é eficiente, a empresa consegue ter mais controle durante o processo de compra. Assim, é possível diminuir riscos nas etapas de transação e evita-se que o consumidor tenha uma experiência ruim. Mas quando isso não acontece, fica claro que algum ajuste ou melhoria precisa ser feito. Por isso, os contratos gerados por recorrência exigem um acompanhamento diferente das vendas avulsas, pois muitos processos devem ser concluídos diariamente para manter a ordem e os serviços ativos.

Já observou que talvez a sua empresa tenha muitos funcionários e pouca eficiência? As atividades manuais são prolongadas e o tempo e a energia poderiam, por exemplo, ser aproveitados em outras funções. Quando se trata de finanças, os cálculos financeiros não devem ser efetuados manualmente para evitar o risco de um resultado equivocado.

Agora, imagine que, se a sua empresa cresce em contratos e serviços, aumenta também o volume de processos internos e as demandas de trabalho da equipe. Com o processo automatizado será possível evitar cálculos, cobranças e cancelamentos indevidos. Além disso, facilita-se o envio de boletos e segunda via, e os procedimentos de emissão de notas fiscais e baixa no estoque são otimizados.

Considero complicado ter um negócio por assinatura recorrente e não acompanhar todas as operações e movimentações financeiras, inclusive os indicadores. É preciso levar em consideração as interferências externas e comparar com a eficiência interna para identificar os gargalos da gestão, que pode afetar o seu negócio e você perderá a oportunidade de recuperar tanto o cliente quanto o mercado em tempo hábil.

Sendo assim, é fundamental entender o comportamento do consumidor em relação ao objeto de compra. Ele ainda não é o seu cliente, mas, se entrou em sua loja, algo chamou a sua atenção. Procure entender suas preferências para oferecer o que ele precisa em uma experiência notável, o que fará com que ele retorne mais vezes.

A segurança está no radar dos consumidores que desejam praticidade e flexibilidade de compra a qualquer hora do dia ou da noite, mas que prezam pela proteção sobre uso de dados pessoais. Para fazer uma gestão de pagamentos recorrentes sem gerar um aborrecimento no cliente, conte com ferramentas que disponham de sistema antifraude, checkout transparente e proteção ao CVV do cartão de crédito. É essencial para prestar um bom atendimento.

Outro conselho sobre indicadores é o uso de métricas principais para mensurar e acompanhar os resultados da empresa. Para um modelo de pagamento recorrente, é recomendável a adoção de indicadores específicos para facilitar a apuração como, por exemplo, o Growth rate, que acompanha a taxa de crescimento do negócio, ou o Churn, que mostra o percentual de taxa de cancelamento e os motivos.

Uma vantagem ao melhorar a gestão de pagamento recorrente é o controle financeiro. Como no pagamento recorrente os valores fixos das mensalidades são cobrados em datas preestabelecidas pelo cliente, o controle da sua empresa se tornará mais efetivo com a baixa dos títulos de forma automática e identificação imediata.

Como disse, se a gestão não tem o controle total das operações financeiras de pagamentos realizado por recorrência, é hora de parar e rever todos os processos para minimizar os efeitos negativos que os erros possam gerar.

Percebeu como os erros são simples e que bastam alguns ajustes para que a sua empresa opere em um nível muito superior? Isto permite uma abertura maior e vantagem competitiva no mercado.

Patrick Negri

Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar