Brasil, 21 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nesse começo de semana: cuidado com a síndrome do não vale a pena no trabalho

  • Escrito ou enviado por  Juliana Queissada
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Escutar os demais pode ser a chave para o seu sucesso profissional e na vida Escutar os demais pode ser a chave para o seu sucesso profissional e na vida

70% das atividades profissionais são aprendidas na prática e escutando os demais

É fato que toda a nossa vida é norteada pela tomada de decisões. Desde o horário que levantamos a quantas horas vamos dedicar para o nosso trabalho envolvem foco e planejamento prévio. O problema nessa afirmação está quando ligamos o "piloto automático" e não pensamos mais nessas micro decisões diárias. As consequências são várias: falta de criatividade, pouco aprendizado de informações diferentes e principalmente a ausência de oportunidades na vida profissional.

Isso acontece porque quando a carreira nos tira do trilho, ou seja do comum, faz com que tenhamos que nos "mexer" e o ser humano é programado para o conhecido. Mas não é no conhecido que vem as surpresas. Dito isso, que parece óbvio, quantos de nós já deixamos uma oportunidade única escapar por achar que não valeria à pena?

Algumas situações que acontecem:
- Quando o gestor lhe dá atividades além do teu trabalho;
- Quando o teu colega, par de profissão, oferece uma outra forma de fazer as atividades rotineiras e ignoramos;
- Quando o aumento salarial é pequeno e declinamos a promoção.

É claro, que muitas dessas situações acima, você pode ter acertado em não aceitar, mas o alerta desse artigo é –CUIDADO com a síndrome do não vale a pena – com a era tecnológica que estamos, 90% das profissões já estão sendo impactadas pela tecnologia, é importante avaliar antes de declinar as propostas e do que pode ser "diferente" na sua carreira.

Para se ter uma ideia, a consultoria Korn\Ferry, publicou que 70% das nossas habilidades empregatícias acontecem na prática, 20% por Mentoring e 10% por cursos. Ou seja, é no ofício que ficamos expert, assim sendo avalie as propostas antes de declinar. Vale conversar com os amigos, conhecidos, pessoas que já atuaram e\ou trabalham no local, e etc.

Quando analisamos bem uma proposta antes de negar mostramos inteligência emocional. Esse é o pilar mais importante na contratação e promoção dos funcionários. A parte técnica é um diferencial, mas a comportamental é o campeã no critério de desempate para promoção de funcionários e contratações para novos postos.

O primeiro passo para reconhecer se você está no piloto automático é perceber o quanto você escuta as demais pessoas. Crescemos e mudamos na troca com o outro e principalmente quando ouvimos a vivência do outro. A síndrome do não vale a pena envolve também o contato com os pares e outras pessoas além do vínculo de trabalho. Muitos funcionários se aproximam dos colegas parecidos com eles e ignoram a troca com outros. Lembre-se que a criatividade nasce da conexão de duas coisas\realidades disformes e não iguais.

Outra palavra e atitude difícil de ser praticada, principalmente com a era do tudo é para agora que as novas tecnologias impõe, a paciência é primordial para combater essa síndrome. Potenciais oportunidades que aparecerem devem ser encaradas como um processo para se chegar a um objeto final e isso requer praticar a resiliência.

Uma boa dica para vencer esse paradigma é conversar com pessoas com objetivos profissionais similares aos seus. Entender qual a trajetória delas e como chegaram na função\cargo que estão. Ler histórias de pessoas contando como fizeram para conquistar o planejamento profissionais delas, ajuda também. Na Minds Idiomas, para se ter ideia, cerca de 15% dos funcionários viraram donos das escolas. E isso envolve muito trabalho e foco. Esses colaboradores aceitaram "arregaçar as mangas" e têm o resultado disso, mas é importante frisar que nada aconteceu da noite para o dia. Resiliência, foco e acreditar na educação os fizeram de funcionários a donos do negócio!

Leiza Oliveira, especialista em carreiras e já aconselhou mais de 10.000 alunos sobre profissões da rede Minds Idiomas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS