Brasil, 21 de Agosto de 2019

Roubo de bicicletas tradicionais e elétricas preocupa usuários: o que fazer para manter segurança

• Escrito ou enviado por  Natalia Merssalina
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Ciclistas na ciclovia da Marginal Pinheiros Ciclistas na ciclovia da Marginal Pinheiros

Modelos caros podem se tornar alvos mais visados por criminosos

Circular de bicicleta pelas ruas brasileiras, apesar de ser um hábito que conquista cada vez mais usuários, nem sempre é seguro por conta do número de roubos e furtos dos veículos. Dados do órgão obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e veiculados na imprensa mostram que de 2014 a 2018 o número de bicicletas furtadas aumentou 50% na capital de São Paulo. Já os roubos tiveram um disparo de 130% no mesmo período.

A atuação dos criminosos acontece especialmente na região central de São Paulo. E a preocupação com o destino desses veículos furtados ou roubados é tanta, que a Secretaria criou uma área de consulta no site (https://www.ssp.sp.gov.br/ConsultaBicicleta/) em que se pode consultar o número de série do veículo e saber se ele está legalizado ou não.

Fato é que à medida que a bicicleta se populariza como meio de transporte para ir ao trabalho, à escola e outras atividades cotidianas, além do surgimento no mercado de bicicletas elétricas, com custo médio de R$ 4 mil, os donos das magrelas precisam ter atenção redobrada ao se locomoverem em ciclovias e espaços urbanos. E aqueles que investem em modelos mais diferenciados, infelizmente, podem ser mais visados, como explica o CEO da Kakau.co, Henrique Volpi, que projeta expansão da empresa para a área de seguros de bicicletas.

“Há mais pessoas nas ruas pedalando, tanto durante a semana, quanto em horas de lazer aos finais de semana. O que vemos é que quem circula com bicicletas novas, elétricas ou que tenham um modelo personalizado pode ser um alvo mais interessante para os criminosos. O cidadão precisa, assim, seguir alguns cuidados preventivos para não ser vítima desse tipo de ação”.

Dicas para evitar o roubo e furto

O ciclista deve estar atento a recomendações de segurança simples, mas que fazem diferença no seu dia a dia. Separamos 6 dicas para prevenção ao roubo de bicicletas:

- Ao comprar a bicicleta, peça ao lojista o número de série na nota fiscal. É com ele que você conseguirá fazer acessos aos dados na base de informações da Polícia, por exemplo;

- Acrescente algum detalhe personalizado no veículo, para que seja facilmente identificável. Assim, ao conversar com pessoas que possivelmente tenham visto a bicicleta roubada ou furtada, haverá um reconhecimento mais rápido;

- Cadeados para prender a bicicleta são cada vez mais seguros. Procure um equipamento de segurança de qualidade e prenda-a em bicicletários ou paraciclos, onde geralmente há mais circulação de pessoas;

- Prenda a roda traseira da bicicleta com um acessório U-Lock ou D-Lock. Isso pode dificultar a ação do criminoso, ou frustrá-la;

- Faça um seguro para a bicicleta. É especialmente recomendável para modelos de alto investimento, bicicletas elétricas e importadas. Há opções no mercado com coberturas diferentes para roubo/furto e danos que podem ser acionados a qualquer momento, inclusive por meios digitais;

- Regiões com grande movimentação de pessoas, ainda que sejam parques e ciclovias, podem ser alvos para a ação dos bandidos. Redobre a atenção quando estiver passando por esses locais.

Se tiver a bicicleta roubada ou furtada:

- Faça o boletim de ocorrência. No Estado de São Paulo, é possível fazer pela internet, por meio da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home);

- Ative a seguradora do veículo o quanto antes, caso você tenha feito um seguro: esse é o melhor jeito de evitar prejuízos e dor de cabeça em situações como essa.

Sobre a Kakau.co

A Kakau é uma plataforma digital de seguros, por assinatura, e que utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência do usuário e democratizar o setor de seguros. Primeira InsurTech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que o usuário ou assinante consiga contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24hs.

Com o sistema de assinatura, o assinante Kakau pode pausar a sua apólice a qualquer momento. A plataforma de seguros inova também ao fazer o uso de tecnologias, como "Machine Learning", "NLP" e Ciência de dados. A Kakau Seguros oferece seguro Residencial por assinatura a partir de R$ 19,00 por mês e o Kakau Protege, seguro para Smartphones contra Roubo, Furto e Danos, que traz diferenciais como: proteção dos dados, inclui aparelhos novos e usados, para todos os sistemas operacionais como Android e iOS. Em breve, como anunciado anteriormente, a Insurtech realizará o seguro para bicicletas.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS