Brasil,

Entenda como os erros podem ser algo positivo para as pessoas e empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Autor e Palestrante Alexandre Slivnik explica como tratar os erros de colaboradores para transformá-los em oportunidades

Independente do tamanho das empresas, colaboradores e líderes erram. É hábito crer que os erros são, muitas vezes, incorrigíveis, mas o ideal, nesses casos, é encontrar oportunidades diante destes cenários até porque, segundo especialistas em gestão de pessoas, boa parte das falhas são possíveis de serem resolvidas. Mas, a lição é entender também que o ocorrido pode impactar na imagem da instituição, e a partir deste momento, saber como proceder da maneira adequada.

Alexandre Slivnik, que atua com gestão de pessoas, possui especialização em Harvard – Graduate School of Education e é diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), explica como as falhas ocorridas durante o trabalho podem ser revertidos e transformados em oportunidades. "Um erro é só um erro quando nada é aprendido, mas pode ser muito conveniente quando se absorve algo da situação", afirma o autor. Ele também destaca que a punição das pessoas responsáveis não é uma opção interessante, mas sim a reorientação, que ajuda a resolver os problemas pela raiz.

As empresas do Vale do Silício, por exemplo, costumam estimular grupos de funcionários para que eles testem e discutam novas teorias e soluções para um problema específico. "Caso eles errem, irão crescer com o aprendizado", relata Alexandre.

Mas até que ponto esses erros são aceitáveis. "Perdoar e auxiliar é um caminho para fazer com que os funcionários consigam atender as expectativas da empresa quando cometem pequenos erros. Sabemos que existem erros fatais, que podem por tudo a perder. Nem sempre reorientação vai ser uma possibilidade viável, por isso, a avaliação da situação em um primeiro momento é essencial", Alexandre explica.

Esse tipo de situação sempre é mais delicada para os líderes, que costumam ser a cara da empresa para o público e também para os colaboradores. Porém, tratar as questões com simplicidade e cuidado, ajuda a melhorar o relacionamento com os subordinados. Quando alguém da equipe é reconhecido pelas coisas boas que faz, passa a fazer com frequência. Já quando seus erros são apontados sempre, ele pode se desesperar e repetir esse comportamento.

Um dos métodos para transformar os erros em acerto, além da conversa e orientação, é focar em treinamento e processos. "Dessa forma, a equipe se torna eficaz porque passa a ficar mais alinhada com as tarefas, evita os erros e alcança as expectativas dos líderes e clientes", finaliza Slivnik.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar