Como você deve responder aos clientes que perguntam sobre o seu preço

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

* Rodrigo Padilha

Quero começar esse artigo comentando algo que vai de encontro ao senso comum, sempre fale que o seu preço é caro. Muitas vezes quando as pessoas perguntam sobre o valor do seu trabalho, imaginam que deve ser muito caro e como forma de trazer a pessoa para o seu lado, você vai dizer que não.

Eu proponho fazer o que eu sempre fiz como advogado. Quando alguém me pergunta sobre valores, eu digo que é caro sim. Ou antes mesmo de perguntarem, quando querem saber de questões jurídicas, eu afirmo que meu tempo é caro. Vou explicar o motivo, quando você diz que seu valor é barato, acaba por ancorar o preço no cérebro das pessoas, e aí quando você contar o preço, vai ser caro de qualquer maneira.

Mas quando já ancorou o seu custo lá em cima, o possível cliente já vai esperar algo absurdo e pode ser surpreendido com um valor abaixo do que já estava imaginando.

O ponto é o seguinte: se o serviço é caro, avise que é caro e dê o preço. As pessoas já esperam isso, pois quando se ancora o preço, é isso que acontece. Posso dar um exemplo cotidiano, recentemente eu fui comprar uma churrasqueira para casa e estava imaginando gastar X. Ao chegar no lugar me deparei com produtos que custavam 3X mais do que o valor que eu imaginei. Quando achei uma churrasqueira com o valor 2X, já estava achando barata. Claro que eu queria gastar muito menos, mas ela estava bem barata comparada a ancoragem no momento em que eu cheguei na loja. Então com esse valor eu fechei. É assim.

Imagine que você queira gastar R$100 em uma blusa. A primeira que você vê custa R$300, então se você achar uma de R$200 você vai levar, porque queria gastar menos.

Então diga que você é caro, não jogue contra o seu patrimônio. Segundo o neuromarketing, existe um gatilho na cabeça das pessoas de que o que é caro, é bom. Se eu disse que conheço dois profissionais, uma que vale R$200.000 e outro R$500, quem você acha que é o melhor? Automaticamente o de R$200.000 seria assimilado como o melhor. Isto posto, você quer ser conhecido como o melhor ou como o baratinho? Tome cuidado com como você ancora o seu preço.

Sobre Rodrigo Padilha

Formado em Marketing e Direito, Rodrigo Padilha é professor, empreendedor e investidor. Há décadas desenvolve técnicas empreendedoras, e atualmente desenvolve suas empresas no Brasil e nos EUA. Como investidor opera nas bolsas norte-americanas e sempre dá dicas em suas redes sociais de como empreender e investir. Rodrigo Padilha ministrou diversas palestras em todas as regiões do Brasil e cidades dos EUA. Emprestou o seu perfil arrojado e inovador também para o Direito, deu aulas mais divertidas, leves, sem perder a verticalidade. Escreveu oito livros, concluiu seu mestrado em Direito Público no Brasil e revalidou nos EUA. Foi empossado Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB – Seccional Rio de Janeiro, mandato já findado. É considerado um dos maiores professores de Direito Constitucional do Brasil. Hoje, se dedica a ensinar pessoas a conquistarem sucesso na carreira, através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida. Para saber mais, acesse - www.rodrigopadilha.com.br ou pelas redes sociais - @profrodrigopadilha