Empresas convocam startups e pequenos empreendedores para criação de negócios de impacto social voltados para habitação
- O HousingPact é um uma iniciativa de impacto social que reúne as empresas BASF, Duratex, HM Engenharia, InterCement, Tetra Pak e a Fundação Espaço ECO
- Objetivo é desenvolver a oferta de produtos e serviços ligados ao setor de habitação para população de baixa renda, por meio da aceleração de startups e pequenos negócios
- A primeira turma de empreendedores será escolhida via chamada pública até o final de agosto
Para ajudar a desenvolver um ecossistema saudável e que melhore a qualidade de vida de comunidades com moradias precárias ou vulneráveis, empresas comprometidas com a inovação e líderes na oferta de produtos e serviços ligados à alimentação, habitação e construção, como BASF, Duratex, HM Engenharia, InterCement, Tetra Pak e a consultoria para sustentabilidade Fundação Espaço ECO organizaram-se em rede para compor o HousingPact. Iniciativa de impacto social, tem o propósito de atuar no desenvolvimento de pequenas empresas e startups com potencial e capacidade de oferecer produtos e serviços para habitação voltados a esse público.
Atualmente, mais de 12 milhões de pessoas vivem em comunidades vulneráveis, sendo que 89% deste total, cerca de 10,6 milhões, estão concentrados em grandes centros urbanos. Essa população, junta, é maior do que nove das dez capitais mais populosas do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus Curitiba, Recife, entre outras.
Dados indicam que 3,8 milhões dessa população querem empreender e que do total destes moradores, pelo menos, 3,4 milhões têm a intenção de investir na melhoria das suas moradias. Enquanto o déficit de moradias no Brasil chega a 6 milhões de domicílios, o número de habitações com condições precárias é muito maior, próximo a 11 milhões. Os dados são do Censo IBGE, PNAD, IPEA e Data Favela.
Com este cenário, o objetivo do HousingPact é melhorar as habitações de comunidades e impactar positivamente na experiência de moradia dessa população. Adicionalmente, o projeto também tem capacidade de potencializar a cadeia estendida ligada ao setor da habitação que, eventualmente, já faz parte da própria comunidade.
Neste sentido, a parceria fomenta e implementa o ODS 17 – Objetivos do Desenvolvimento Sustável: Parcerias e Meios de Implementação; que fazem parte de uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, entre outros.
Para isso, o HousingPact vai realizar a capacitação de empreendimentos locais da comunidade e de startups voltadas ao setor para criar ou ampliar uma gama de produtos e serviços que atendam às necessidades desse público, seja com crédito, reforma, construção, móveis, infraestrutura ou outras soluções desenvolvidas pelas startups e pelos pequenos negócios locais.
Em três fases distintas ao longo de 2019, o HousingPact prevê investimento de cerca de R$ 1 milhão, que serão aplicados na seleção e aceleração de 15 startups e no desenvolvimento dos modelos de negócio.
“O HousingPact é um negócio de grande impacto social e foi criado para atender a necessidade da população que hoje vive em moradias inadequadas e ainda enfrentam falta de infraestrutura. Estas condições agravam os problemas sociais, se tornando um desafio para grandes cidades. Organizadas em rede, as empresas participantes acreditam na geração de valor no setor da habitação, a partir da inovação e lógica de um mercado justo e inclusivo, apoiando negócios para uma demanda desatendida”, esclarece Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement.
Entre a chamada pública para pequenas empresas, empreendedores e startups, aceleração dos selecionados e implementação, o projeto vai durar um ano e será realizado na comunidade do Jardim Ibirapuera, em São Paulo. A fim de identificar os temas voltados à jornada da habitação do morador de baixa renda local, a Fundação Espaço ECO realizará um Estudo de Percepção (HotSpot Analysis) que fará o diagnóstico das etapas que contemplam desde a construção e aquisição dos materiais, passando pela compra de equipamentos como eletrodomésticos, contratação de serviços e manutenção de áreas públicas.
“Escolhemos essa comunidade, pois já identificamos em diagnóstico que há um ecossistema ativo, alimentado por oferta e demanda, e sustentado com uma rede de comércio, produtos validados e clientes”, afirma Giancarlo Tomazim, Gerente Estratégia Construção e CasaE – Casa de Ecoeficiência da BASF.
Segundo Luciana Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex, “o ecossistema brasileiro de construtechs cresceu muito nos últimos anos e temos, no País, diversas startups pensando em construções mais eficientes e buscando soluções para o futuro da moradia, o que está muito alinhado com o nosso propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver. Acelerar, com um grupo de empresas, startups com esse foco de atuação será muito rico e transformador para todos os públicos envolvidos”.
“Há espaço para o desenvolvimento de novas lógicas de mercado, especialmente quando falamos de pequenas empresas, empreendedores e uma população que ainda não tem um cardápio de produtos e serviços customizados para suas necessidades, como é o caso dos moradores de comunidades vulneráveis em grandes cidades e população de baixa renda”, afirma Elaine Belem, Superintendente de Operações Comerciais da HM Engenharia.
“Adicionalmente, a iniciativa irá promover a utilização de produtos reciclados a partir de embalagens pós-consumo, contribuindo para a sustentabilidade do projeto e para a promoção da reciclagem”, comenta Valéria Michel, diretora de economia circular da Tetra Pak para as Américas.
Programa de aceleração do HousingPact
A partir da chamada de pequenas empresas, empreendedores e startups serão selecionadas 15 empresas que passam para a fase de aceleração.
As startups que se destacarem nos critérios de maturidade em gestão e potencial de impacto receberão um investimento denominado “semente”, para possibilitar a tração do negócio e consequentemente o aumento do impacto esperado.
Além disso, receberão um módulo de aceleração avançada e customizado as suas necessidades. Esta etapa inclui mentoria e programa de ensino imersivo em formato de workshop e atividades práticas, como intercâmbio com as equipes das empresas apoiadoras e desenvolvimento ou aprimoramento dos projetos, aplicados na prática com a comunidade.
A interação com as startups será realizada pela ImpactHub, uma organização brasileira conectada a uma rede global de empreendedores com o propósito de desenvolver soluções e negócios de transformação.
As empresas interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição pelo link www.housingpact.com até o dia 25 de agosto.
Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com/br
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. A companhia atua com o propósito de oferecer soluções para que as pessoas vivam melhor em seus ambientes, por meio das suas marcas Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor e Duratex. Com sede em São Paulo, possui 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.
Sobre a HM Engenharia
Com mais de 40 anos de mercado, a HM Engenharia é uma empresa do portfólio Camargo Corrêa que incorpora e constrói unidades habitacionais para o segmento econômico. Especialista em projetos para o “Primeiro Imóvel”, a HM já projetou e construiu mais de 100 mil unidades habitacionais de qualidade no País.
Sobre a InterCement
A InterCement é uma produtora brasileira de cimento com atuação em seis países. É líder nos mercados da Argentina, por meio da Loma Negra, empresa de capital aberto listada na NYSE e BYMA, e de Moçambique. É vice-líder no Brasil e no Paraguai, além de deter a liderança em regiões da África do Sul e do Egito. No total, são 34 unidades de produção, com capacidade instalada de 37 milhões de toneladas de cimento por ano, empregando mais de 7.000 profissionais. Com disciplina financeira, excelência operacional e sustentabilidade, a Companhia contribui para a geração de valores econômico, social e ambiental nos locais onde atua, sendo inclusive referência na utilização de combustíveis alternativos no processo de coprocessamento do cimento.
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. www.institute.intercement.com
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.
Sobre a Fundação Espaço ECO
Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos - com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em: https://www.linkedin.com/company/22315705/ e em http://www.facebook.com/fundacaoespacoeco.
ImpactHub
Somos uma organização brasileira conectada a uma rede global de empreendedores com o propósito de desenvolver soluções e negócios de transformação. Nós conectamos pessoas a causas. Atuando há 10 anos no Brasil; uma história que começa junto às primeiras iniciativas do Empreendedorismo de Impacto no país e ao longo dos anos se mistura com a história deste ecossistema. Para chegarmos até aqui, nossos valores de coragem, colaboração e confiança foram nossos guias. Ao longo do caminho, objetivos individuais se uniram a um movimento coletivo, amplamente conectado e com um olhar humano e ousado para desafios dos diversos setores. Apoiando o desenvolvimento e florescimento do ecossistema de impacto no Brasil e no mundo, aprendemos que nossos espaços, programas e alianças inovadoras são capazes de conectar, inspirar e empoderar líderes, empreendedores, empresas, organizações sociais, juventudes, entidades financeiras e ativistas. Após uma década atuando com o propósito de promover transformações sociais e impulsionar o setor de impacto, fortalecemos nossas raízes locais e nossa conexão global e reafirmamos nosso compromisso com a construção do futuro dos negócios e da sociedade. Conectamos pessoas a causas através de espaços colaborativos e programas que fomentem o segmento de inovação e impacto.
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