Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Trabalhador ficou doente durante o aviso prévio. E agora?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Zeferino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ana Claudia Martins Pantaleão, especialista em relações de trabalho do Massicano Advogados

Muitas vezes, a empresa demite o funcionário, concede aviso prévio, indenizado e trabalhado, mas durante esse prazo o empregado sofre um acidente ou ainda fica doente, sendo isso decorrente do trabalho ou não, e então as empresas se questionam o que deve ser feito.

O primeiro apontamento a ser feito diz respeito ao acidente ou doença decorrente da prestação de serviços, ou seja, o trabalhador que estava em horário de trabalho e se acidentou, ou ainda ficou doente por conta do serviço, tem direito a estabilidade provisória de 12 meses a contar do seu retorno as atividades.

Desse modo, mesmo diante de casos de aviso prévio trabalhado, caso o empregado sofra com algum afastamento médico por conta do trabalho, a empresa deverá cancelar a demissão e colocar o empregado em exercício até que a estabilidade de 12 meses acabe.

Mas há também a possibilidade de o empregado se acidentar ou ficar doente, sem que isso tenha nenhuma relação com o trabalho e estar prestando aviso prévio trabalhado. Nesta hipótese, também há óbice quanto à demissão do funcionário, pois esta ficará suspensa até a data de retorno do trabalhador, que poderá apenas ser dispensado quando do seu retorno às atividades.

Deste modo, há impossibilidade da demissão do funcionário na data final do aviso prévio quando ele estiver enfermo, pois o contrato deverá ficar suspenso até o fim do atestado médico, contando os dias do aviso prévio do seu retorno.

Assim, se o empregado estava com aviso prévio de 30 dias e no quinto dia é atestado para se afastar por 15 dias, apenas após seu retorno do afastamento é que a contagem dos 30 dias de aviso prévio retornará.

A dispensa do empregado doente que já esteja de aviso prévio, mesmo que a doença não tenha relação com o trabalho, pode acarretar a reintegração do funcionário em eventual processo judicial. E este entendimento encontra amparo nos Tribunais, já que foi editada a Súmula 371 do Tribunal Superior do Trabalho que trata do tema.

Se o funcionário tiver optado pela redução de 7 dias de trabalho no aviso prévio, conforme prevê a lei, quando findar o atestado, o trabalhador não precisará ir para a empresa para cumprir os sete dias restantes, devendo apenas fazer o exame demissional para verificar sua aptidão ao trabalho.

Além disso, vale ressaltar a situação do trabalhador, que durante o aviso prévio é aposentado por invalidez. Neste caso, também há a suspensão de seu contrato de trabalho, porém, com base na lei previdenciária, o contrato poderá ficar suspenso por até 5 anos, a depender do laudo emitido pelo INSS.

Vale dizer, que durante a suspensão do contrato não há pagamento de salário, mas caso o trabalhador tenha plano de saúde empresarial, a empresa deve manter o plano ativo e sob sua responsabilidade.

Por fim, após a extinção do contrato de trabalho, a empresa deve oferecer ao empregado que mantenha o plano de saúde empresarial por mais dois anos, mas desta vez quem arcará com o valor integral é o trabalhador. Isto vale para todo e qualquer empregado que já tenha plano de saúde empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar