Clientes fidelizados gastam 254% a mais com empresas: como mantê-los?
Pesquisa mostra que clientes emocionalmente conectados com uma empresa gastam mais do que aqueles indiferentes
Todo guru do marketing ou da administração de negócios fala sobre a importância de fidelizar os clientes, mas poucos podem oferecer tanta informação como a recente pesquisa realizada nos EUA.
A pesquisa mostrou que consumidores emocionalmente conectados com uma empresa gastam, em média, $699 dólares com ela, enquanto os clientes indiferentes à marca investem apenas $275 dólares.
Isso significa que, na prática, clientes que passaram de maneira bem-sucedida por uma campanha de fidelização gastam 254% a mais do que aqueles que não foram fidelizados.
Em contato com os especialistas da Up Box para perguntar como uma empresa pode fidelizar clientes e conquistar um faturamento maior, dessa forma, foram apresentadas as soluções abaixo.
O segredo para fidelizar os clientes é entregar valor
A fidelização dos clientes é obtida, segundo os especialistas, pela oferta de valor em relação ao preço pago no produto.
"A ideia é que o cliente receba um grande valor pelo preço que ele está pagando. Quanto mais positiva for essa relação, ou seja, quanto maior a quantidade de valor por cada real pago, mais positiva será a experiência obtida pelo cliente", explica um dos especialistas da Up Box.
Esse é o primeiro passo para a fidelização dos clientes, já que entrega uma experiência positiva para o consumidor.
Mas só isso não é o suficiente para fidelizar o cliente, diz o especialista da Up Box. "Também é necessário criar um vínculo emocional com base nessa experiência positiva e incentivar que haja a criação de um hábito de compra", revela.
A ideia é, portanto, criar um sistema que venha a incentivar o consumidor para que ele volte a comprar naquela empresa, sempre recebendo experiências positivas. Aos poucos, essa relação se solidifica em um vínculo emocional que facilita que o cliente queira gastar mais com aquela empresa.
É por isso que, na prática, os clientes fidelizados investem 254% mais nas empresas do que aqueles não fidelizados.
O curioso é que um dos grandes segredos para a fidelização dos consumidores está em um elemento normalmente negligenciado pelas empresas: as embalagens.
O poder das embalagens como estratégia de venda
O comportamento do cliente mostra que ele se importa - e muito - com a aparência do produto na hora de adquiri-lo, especialmente quando se trata de um produto novo no mercado.
"A embalagem consegue lançar um novo conceito, sugerir um estilo de vida completamente novo e interessante. Pessoas gostam de ser vistas utilizando um produto que prega um estilo de vida desejável, pois sentem que se encaixam naquele contexto", explica o especialista da Up Box .
Além disso, é preciso também considerar que a embalagem é, como o próprio produto, um pedacinho da empresa que o cliente leva com ele para casa. Sendo de qualidade, pode ainda ser reutilizada, deixando a marca visível para um número muito maior de pessoas do que se pode imaginar.
Isso explica o estudo feito pela Packaging Matters em 2015 com mais de 2 mil respondentes dos Estados Unidos a respeito do poder de venda das embalagens: 70% dos consumidores utilizam a embalagem para conhecer a marca ou saber mais sobre ela, 66% já compraram algo novo somente por causa da embalagem, e 59% comparam as embalagens entre produtos concorrentes antes de se decidirem pela compra.
"Isso significa que investir em uma embalagem atrativa e de qualidade pode ser muito mais proveitoso do que divulgar o produto em muitos veículos de comunicação, como tanto se fazia antigamente", completa a Up Box.
Não adianta, entretanto, divulgar uma marca em diversos veículos de comunicação se a marca, em si, não tem muito a dizer. "Por isso, é interessante que se faça um estudo de cores, formas e símbolos para analisar o quanto a marca combina com o cliente-alvo", explica o especialista da Up Box.
"Depois disso, é essencial criar embalagens e rótulos padronizados para a consolidação da marca no imaginário do cliente. Diversas empresas conseguem se tornar forte referência com a padronização das embalagens", completa.
Como as embalagens ajudam a fidelizar o cliente
"Além de aumentar o poder das vendas, as embalagens são ferramentas poderosas na conversão e fidelização dos clientes", é o que explica o especialista da Up Box.
"A embalagem ajuda a aumentar a oferta de valor de um produto. Em vez de um simples saco plástico para levar aquela mercadoria, uma embalagem especial, personalizada e bonita ajuda a tornar o produto mais atraente. Da próxima vez, o cliente vai direto naquela empresa para receber mais valor pelo seu dinheiro", diz ainda o especialista.
Por isso que as empresas têm investido tanto na elaboração de sacolas e embalagens personalizadas , capaz de agregarem valor aos produtos que são vendidos. Quanto mais bonitas e interessantes, maior o valor criado e mais o cliente quererá se aproximar da empresa.
O resultado é sentido no faturamento da companhia, que cresce com o apoio de uma base de clientes fidelizados. Enquanto isso, as empresas que não se preocupam em investir nesse modelo de negócio sofrem para angariar novos consumidores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário