Brasil,

Como a indústria X.0 passa pela reinvenção do trabalhador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cléia Schmitz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group

A América do Sul é um exemplo mundial de como ignorar a transformação digital é a pior decisão que se pode tomar. De 2013 a 2017, o PIB da região cresceu 0,2% e o setor industrial amargou contração de 11,4%. Os dados são de relatório publicado pela Accenture em 2018. É claro que incertezas políticas e desequilíbrios macroeconômicos têm contribuído para esse cenário. No entanto, o estudo mostra que novas oportunidades para os países sul-americanos estão condicionadas à reinvenção digital da região e na transformação para a indústria X.0, um modelo que leva inteligência ao setor por meio de inovações tecnológicas.

A boa notícia é que os empresários da América do Sul têm consciência de que é preciso investir em tecnologias digitais. Pesquisa da Accenture com 141 executivos de 22 setores industriais do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia mostrou que 97% deles acham relevante a transformação tecnológica de suas empresas. No ano passado, os investimentos no setor superaram US$ 1 trilhão no mundo. Os executivos apostam na indústria X.0 para melhorar os processos e, consequentemente, a tomada de decisão e a produtividade.

O retorno dos investimentos é evidente:

- Em 2015 as receitas derivadas de investimentos em tecnologia digital eram de 40%;

- Em 2018 subiram para 48%;

- A expectativa é de que aumentem para 62% em 2019.

Há desafios e o maior deles é a falta de capacitação dos trabalhadores. Tanto que investir no treinamento de profissionais é prioridade para 56% dos entrevistados pela Accenture. E mais:

- 43% acreditam que a capacitação aumenta a produtividade;

- 38% dizem que promove lideranças capazes de prever tendências disruptivas;

- 30% concordam que há redução do downtime (tempo de inatividade) quando os colaboradores são treinados.

É interessante observar que a solução desse desafio também passa pela reinvenção digital, nesse caso, da área de gestão de pessoas e carreiras. Hoje, existem plataformas tecnológicas de educação digital capazes de capacitar profissionais em grande escala e com a vantagem de conseguir índices elevados de engajamento. No DOT digital group, investimos em tecnologias que promovem a imersão dos profissionais:

- Simuladores com realidade virtual - permitem a aprendizagem e o treinamento de situações e processos de forma segura e escalável, potencializando o aprendizado.

- Gamification - técnica que aumenta os índices de atração, engajamento, retenção e aprendizagem dos colaboradores, reduzindo custos e aumentando a produtividade e o retorno do investimento.

- Games educacionais - promovem maior engajamento, atenção e aproveitamento, com custos reduzidos e alta escalabilidade.

- Trilhas de aprendizagem - metodologia interativa de aprendizagem: o aluno constrói o seu próprio caminho e conhecimento.

Com profissionais qualificados e preparados para a incorporação de novas tecnologias nos seus processos de trabalho, os países da América do Sul estarão preparados para inaugurar a indústria X.0. Uma indústria capaz de oferecer aos clientes experiências hiper-personalizadas, condição essencial para se diferenciar em relação aos concorrentes e, acima de tudo, alcançar maior produtividade e rentabilidade no mercado. Bom aprendizado a todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar