Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

SOMPO SEGUROS investe no desenvolvimento de uma cultura mais inovativa para o Brasil

 Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Fonte: Oliver Press

Seguradora contratou a ilegra como parceira para acelerar o processo e chegar nas melhores estratégias; empresa é hoje considerada uma das mais inovadoras do país

Para desenvolver a cultura de inovação dentro da companhia, a Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – contratou a ilegra, empresa global de design, inovação e software. Juntas desenvolveram uma série de iniciativas com o intuito de promover a inovação dentro da empresa no Brasil. Reconhecida globalmente por seu perfil inovador, com laboratórios digitais no Japão, Israel e Estados Unidos, o desafio era criar um modelo brasileiro, sem replicar conceitos de fora.

A parceria deu início a um processo de culturalização da companhia, por meio da formação do grupo de agentes da inovação e seleção de ideias inovadoras que se transformaram em projetos. Também foram realizados workshops, Talks e treinamentos relacionados ao tema. Os agentes dedicaram 10% do seu tempo durante seis meses para participarem do programa.

Entre os projetos desenvolvidos pela Sompo Seguros com o foco em inovação está o Seguro Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. Esse produto, inédito no Brasil, indeniza o custo com reparos ou reposição de equipamentos tais como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão pelas mãos e próteses em caso de acidentes de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, desabamentos, atropelamentos, assaltos à mão armada etc. O projeto está diretamente conectado com o posicionamento da Sompo Seguros em criar inovação para o bem-estar das pessoas. Como resultado, a companhia conquistou o reconhecimento do mercado por meio de relevantes prêmios nacionais.

Além disso, há outros 15 projetos na esteira de Inovação, em estágio avançado, já perto da fase de teste e implementação. As iniciativas contemplam a aplicação de Inteligência Artificial, bots, big data etc. em soluções voltadas a trazer novas formas de interação, gerenciamento e utilização de dados. Entre elas, estão projetos voltados à área de RH praticamente prontas para serem implementadas, que devem contribuir para agregar valor, bem como com a gestão e controles internos de pessoas. Já em termos de produtos e serviços, estão para serem lançadas novidades que devem trazer muito mais comodidade aos segurados, além de propiciar mais oportunidades de negócios para corretores de seguros em ramos como Agronegócio, Automóvel, Condomínio, Residencial e Saúde. [WP1]

"A ilegra montou conosco a estrutura de inovação na Sompo, sem um modelo definido, desenvolvendo todo o processo de forma colaborativa. Elaboramos uma estratégia de inovação escalável e orgânica, projetada para os próximos quatro anos, e construída para ser ajustada o tempo todo. A customização foi um dos principais diferenciais do trabalho: primeiro eles buscaram entender profundamente as nossas necessidades para, depois, pensar na melhor forma de atuação", comenta Claudio Quaglia, Gerente de Inovação da Sompo Seguros.

"Diante de um cenário bastante adverso, principalmente pela velocidade com que o comportamento de compra do consumidor evolui frente às novas tendências, utilizamos técnicas de pesquisa e desenvolvimento com foco no cliente, considerando todos os atores das cadeias de valor (por linha de negócio)", analisa Quaglia. "A inovação deixou de ser um diferencial para ser questão de sobrevivência para as empresas", finaliza.

"Estabelecer uma cultura de inovação com o efetivo engajamento de times multifuncionais é um dos principais desafios das empresas, e não encará-los de frente pode trazer consequências como equipes apáticas, pseudoinovações, e pouco preparo para competir por clientes, que estão cada vez mais dinâmicos e exigentes", acrescenta Caroline Capitani, VP de Digital Design e Inovação da ilegra. "O case da Sompo Seguros é um exemplo de como, com a abordagem certa, é possível engajar times e mudar mindsets para que projetos inovadores sejam criados, testados e retroalimentados com o feedback de mercado", conclui Capitani.

Um dos resultados do trabalho realizado em parceria com a ilegra foi o reconhecimento que a Sompo Seguros recebeu, como a seguradora mais inovadora do país. Ela está entre as 150 empresas selecionadas pelo Anuário Valor Inovação Brasil 2019, um ranking realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, que as classifica a partir de quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS