Brasil,

Constelação Sistêmica Familiar e processo sucessório

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Constelação traz à luz da consciência a realidade do sistema familiar. Quando o empresário exterioriza a sua percepção interna, colocando-se na posição do observador, e posicionando os demais membros do grupo como instrumentos neutros, é possível analisar melhor as inter-relações.

Os processos sucessórios em empresas familiares envolvem não somente as relações empresariais-patrimoniais mas principalmente as relações afetivas do núcleo familiar e por esse motivo apresentam um alto nível de complexidade. Na visão sistêmica, todo grupo familiar é regido por leis próprias, desenvolvidas ao longo das gerações e transmitidas de pais para filhos. Quando essas leis são violadas ou ameaçadas, o sistema familiar deve buscar por um novo equilíbrio.

Nesse sentido, o planejamento sucessório e a forma como é executado determinam o êxito da continuidade empresarial no longo prazo. Olhar o processo como um todo e os impactos que eles trazem é a perspectiva da Constelação Sistêmica Familiar, enxergar os impasses por detrás do processo, como: a transferência de poder entre pais e filhos, visão do sucessor e sucedido, mortalidade e conflitos de interesses entre herdeiros, são alguns dos aspectos que a Constelação Sistêmica pode auxiliar. Os dilemas dos envolvidos, muitas vezes, são de ordem emocional e a Constelação Familiar, ao trazer à tona esses sentimentos para serem tratados e curados, pode ser um caminho para a resolução, sem maiores conflitos.

Constelação Sistêmica Familiar é um método terapêutico sistematizado por Bert Hellinger (1995), que utiliza várias técnicas, como a psicanálise, a psicologia sistêmica, os campos mórficos, o psicodrama e a PNL, para trazer à consciência, processos inconscientes do sistema familiar. Desta forma, pode ser uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas encontrados nos processos sucessórios das empresas familiares, que, quando bem-sucedidos, garantem a perenidade do negócio.

A Constelação traz à luz da consciência a realidade do sistema familiar. Quando o empresário exterioriza a sua percepção interna, colocando-se na posição do observador, e posicionando os demais membros do grupo como instrumentos neutros, é possível analisar melhor as inter-relações, as dores, as emoções e as características existentes naquele sistema. Nesse aspecto, o objetivo desta técnica é propiciar uma visão distanciada do seu próprio sistema, sem que este sofra interferência de possíveis distorções internas.

O fato de na Constelação emergirem os sentimentos verdadeiros envolvidos na sucessão de gestão, o que leva à mudança de percepção e conduta dos envolvidos, a torna uma importante ferramenta de auxílio no processo. Isso possibilita enxergar soluções ainda não pensadas para as famílias, trazendo subsídios para o processo decisório no contexto familiar-empresarial. O método, portanto, pode trazer alívio e harmonização para a família inteira, influenciando positivamente o planejamento sucessório.

Susana Falchi é CEO da HSD Consultoria em RH


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar