Brasil,

Estudo de viabilidade pode evitar prejuízos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Caro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

(Foto:Divulgação) (Foto:Divulgação)

Arquiteta ressalta a importância desse serviço rápido antes de iniciar o projeto

O estudo de viabilidade é um serviço realizado por arquitetos antes do início de qualquer projeto e até precedendo a aquisição do terreno para verificar se é possível realizar o que está sendo proposto. Esse método facilita as questões burocráticas além de evitar transtornos e prejuízos ao projetar para o cliente.

A arquiteta Bárbara Juliani, sócia proprietária do escritório Contraste Arquitetura, localizado no ABC Paulista, explica como o estudo é feito. ”Nós pesquisamos a partir do endereço e fazemos o levantamento de todas as pendências em documentação ou outras legislações aplicáveis. Por exemplo, para reforma de um imóvel residencial em São Paulo com acréscimo de área e com árvores no terreno, solicitamos junto à Prefeitura Regional um processo administrativo de Alvará de Aprovação de Reforma, Alvará de Execução de Reforma e Termo de Compromisso Ambiental para Manejo Arbóreo. Depois da aprovação de todos esses processos, podemos prosseguir com o projeto executivo e a reforma pode ocorrer dentro da legalidade, sem o risco do proprietário ser multado.”- esclarece a profissional.

Outra questão importante que o estudo aborda é o tombamento que pode ser de esfera federal, estadual e municipal. Além da proteção do patrimônio histórico, temos a parte ambiental. “Precisamos verificar se existem árvores no terreno, se está em áreas de preservação permanente ou se precisaremos de autorização para intervir em algum item”, pontua a arquiteta.

O contratante pode optar por um estudo remoto ou por realizar visitas ao terreno. Bárbara explica o impacto dessa escolha no estudo. “Se o estudo for realizado a distância, nós não analisamos a questão estrutural da edificação existente. Se for feito com visita ao local, nós observamos se há presença de patologias ou algo que afete a estabilidade da edificação e alertamos a necessidade de um laudo dessa estrutura antes de iniciar a reforma do imóvel, principalmente em locais onde haverá acréscimo de área, que geralmente é feito em um novo pavimento.”

O serviço tem como finalidade levantar informações de imóveis antes do cliente realizar o investimento. “Nosso público-alvo nesse serviço são pessoas em processo de compra de algum imóvel, para antecipar as potencialidades e possíveis problemas na hora de construir. O objetivo do estudo é a Legislação em si mas pode ser estendido para a parte do projeto, conforme demanda do cliente. “ Encerra a arquiteta.

Informações: http://www.contrastearq.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar