Brasil,

Previdência complementar abrirá espaço para ações de valorização do servidor público de Osasco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaime Soares de Assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Regime irá consolidar a sustentabilidade do sistema e recuperar a flexibilidade de gestão municipal

O presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), Francisco Cordeiro da Luz Filho, participou na quinta-feira (18) de reunião de trabalho com o presidente Carlos Henrique Flory, da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) para definir as ações necessárias para a adesão ao plano multipatrocinado gerido pela entidade e seu encaminhamento à Previc, órgão federal responsável pela homologação do convênio.

A aprovação da Lei nº 357, sancionada pelo prefeito Rogério Lins, que implantou a previdência complementar, é resultado do esforço desenvolvido pelos técnicos do IPMO há pelo menos quatro anos. A reforma foi elaborada com o objetivo de consolidar a sustentabilidade do sistema previdenciário e dar maior flexibilidade à gestão municipal para que possa desenvolver iniciativas de valorização dos funcionários, afirma Adalberto Regis das Neves Filho, diretor técnico do Instituto.

A implantação do novo regime permitirá à Prefeitura melhorar sua estrutura de cargos e salários. Sem a mudança do sistema, medidas neste sentido enfrentavam a barreira quase intransponível do passivo atuarial, uma vez que qualquer resolução que agregasse remuneração teria impacto direto na previdência.

Na avaliação de Adalberto Regis, a partir do momento em que há parâmetros e um limite, que é o teto do INSS de R$ 5.839,45, é possível abrir espaço para criar mecanismos como metas e índices que permitam reconhecer o desempenho dos servidores, sem comprometer a estrutura atual. "Daqui a 15 anos poderemos ter um grupo com o teto, uma massa fechada, sem muitas variações, e uma previdência complementar evoluindo significativamente. Esse é o nosso objetivo desde 2015", afirma o diretor.

O município de Osasco definiu também 8,5% como alíquota para a contribuição paritária da Prefeitura, a maior entre os planos de entes federativos administrados pela Prevcom. A própria escolha da entidade para gerenciar os recursos faz parte de uma estratégia definida. Segundo o presidente Francisco Cordeiro, fatores como confiabilidade, segurança e o histórico da Fundação refletem na imagem que os servidores têm da previdência complementar. A maioria já conhece a entidade e as referências são positivas.

Reforma da Previdência

O presidente do IPMO acompanha a tramitação da PEC nº 6 da reforma da previdência que segue para a segunda votação na Câmara dos Deputados em Brasília. Em sua avaliação, a inclusão de Estados e Municípios será fundamental para que os sistemas tenham unidade no País. Se esta mudança não for feita "vai haver um descompasso muito grande entre as regras federais e as estaduais e municipais. O ideal seria que todos os entes federativos ficassem debaixo do mesmo guarda-chuva".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar